quarta-feira, 7 de março de 2012

Nintendo cancela lançamento de jogo em razão de “conteúdo religioso questionável”

Lançado para o PC através do Steam em setembro do ano passado, The Binding of Isaac estava agora a caminho da loja virtual do Nintendo 3DS. Isso, porém, não irá mais acontecer, pois a Nintendo optou por negar o título em seu portátil, devido ao “conteúdo religioso questionável” que o jogo apresenta. O fato foi divulgado através do twitter de Edmund McMillen, o criador do jogo.

Projeto encabeçado por McMillen, que é também um dos (dois) membros do Team Meat, criadores de Super Meat Boy, The Binding of Isaac possui uma mecânica de jogo de um roguelike (mapas, itens e inimigos gerados aleatoriamente, morte definitiva) em calabouços que se assemelham aos vistos no primeiro The Legend of Zelda. O ponto que não agradou a Nintendo, no entanto, foi o teor de sua história.

A trama se baseia em um conto bíblico, no qual Deus pede a Abraão que sacrifique seu filho, Isaac. No jogo, é a mãe de Isaac, o protagonista, que ouve vozes de uma entidade, que, após uma série de outras ordens, acaba a comandando a matar seu filho. A aventura se passa então em uma série de calabouços, nos quais Isaac precisa enfrentar monstros desfigurados, seus medos, irmãos e irmãs perdidos (ou até abortados) e, eventualmente, sua própria mãe.

Apesar da crítica feita ser ao extremismo religioso e não à prática religiosa em si, a Nintendo escolheu por ser abster e preferiu não permitir que o jogo chegue ao 3DS. Os títulos lançados no eShop do portátil, assim como qualquer outro, recebem uma classificação indicativa, deixando claro qual a idade recomendada às pessoas que resolvam jogá-lo.

Após a recusa, o criador de Binding of Isaac informou que ele e sua distribuidora procuram a viabilidade de trazerem o jogo a "uma ou duas" plataformas da Sony.

Em sua conta do twitter, Edmund McMillen aproveitou para exaltar as qualidades do Steam, plataforma de distribuição da Valve, que não censura os jogos por ele distribuídos. “Graças a DEUS que o Steam existe”, ironizou.


Fonte: IG
--------------