sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Escândalo sobre acusações de pedofilia envolvendo padres da Igreja Católica choca a Argentina

Casos ocorridos entre 1984 e 1992 só começaram a ser investigados após nova denúncia de revista quinzenal

Um novo escândalo sobre acusações de pedofilia envolvendo padres da Igreja Católica choca a Argentina. Após uma denúncia da imprensa, a Justiça da cidade de Paraná (capital da Província de Entre Ríos, nordeste do país) investiga o sacerdote argentino Justo José Ilarraz, acusado de abusar sistematicamente de pelo menos 50 crianças de 12 a 14 anos entre 1984 e 1992. Outro fato no episódio que gerou revolta é que o arcebispado local admitiu ter ocultado o caso por pelo menos 18 anos.

A denúncia foi veiculada nesta semana pela revista quinzenal local Analisis de la Actualidad. O início das investigações foi confirmado pelo site espanhol Religión Digital, que também realizará investigações. As vítimas eram todas iniciantes em estudos religiosos e teriam sido violadas no Seminário Menor, na cidade de Paraná, na época em que ficavam sob os cuidados de Ilarraz.

O caso foi levado a uma corte interna do arcebispado, em 1993. Na ocasião, inúmeros jovens reconheceram terem sido vítimas do sacerdote enquanto ainda eram apenas pré-adolescentes, mas ficaram com medo de denunciá-lo.

Segundo as denúncias, o padre costumava seguir o mesmo ritual: acariciava-os, dava banho, beijava-os na boca, masturbava-os e, por fim, os penetrava. Essas cenas ocorriam em seu quarto particular no seminário ou nos banheiros. Em média, ele selecionava dez crianças por ano. Portanto, na pior das hipóteses, os números podem chegar a 80 crianças abusadas – a maioria era proveniente de famílias de camponeses de baixa renda.

Ele também condicionava as crianças a não revelarem nada, pois, caso contrário, seriam sujeitas a represálias. Além de tirar doces e sobremesas, não comiam pratos com a mesma qualidade dos demais internos e ficavam proibidos de assistir TV e filmes. “Vocês precisam aprender que, agora, nossa amizade aumentou. Quanto maior confiança, maior é o amor e a amizade”, costumava repetir o padre às crianças durante a noite.



Fonte: Opera Mundi
-----------------