terça-feira, 11 de setembro de 2012

Igreja católica proíbe que fiéis casem-se em ambientes não religiosos

Noivos que desejam ou idealizam realizar a celebração matrimonial fora da igreja, devem desde já desistir da ideia. De acordo com o Bispo Dom Otacílio Luziano da Silva, devido a pedidos frequentes nas paróquias, para realização de casamentos em chácaras, clubes e outras unidades, todas as paróquias da Diocese de Catanduva (Catanduva e região) anexaram no seu quadro de avisos um decreto com a norma da Igreja Católica, a qual expõe as regras da religião referente à celebração matrimonial.

“Houve muita procura durante este período, de casais que desejam realizar a celebração em outro local, mas é uma regra da Igreja, a celebração deve ser feita num templo ou algum lugar que a igreja tenha a atividade religiosa. Trata-se de um ato religioso e não deve ser feito em qualquer lugar, até porque é questão de respeito, seria chato, por exemplo, realizar um baile ou show dentro de uma igreja”, disse o Bispo.

Dom Otacílio afirma que a intenção desrespeita a norma da Igreja Católica, a qual, no Código de Direito Canônico, é claro ao declarar que o sacramento deve ser celebrado na própria Igreja Paroquial de um dos noivos, ou outra igreja ou espaço religioso usado sempre para celebrações.

O decreto expõe que é extremamente proibido a realização da celebração em clubes, hotéis, chácaras, sítios, fazendas, locais de lazer, recepção, convenção, residências ou qualquer outro local que não seja religioso.

O religioso ainda explicou que assim como para cada ocasião usamos uma roupa, o mesmo serve para celebrações, seja religiosa, seja uma festa. O local preparado para uma festa é para festa e não celebração religiosa, este ambiente tira o ambiente de espiritualidade.

Os padres também têm que respeitar norma e, em caso de desobediência, eles serão punidos. No decreto há informação de que o Presbítero ou Diácono que assistir ou der a Bênção Nupcial ou qualquer outra Bênção, pode ser suspenso do Uso da Ordem, ou seja, proibido de exercer o Ministério Sagrado. Aqueles que ainda o fizerem por dinheiro ou outros interesses serão excluídos definitivamente do Ministério.

A Igreja pede a compreensão dos fiéis junto com os Ministros Ordenados, para que possam testemunhar a obediência da Igreja.




Fonte: O Regional
---------------