quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Creflo Dollar

Creflo Augustus Dollar Jr, 41 anos, nasceu em College Park na Geórgia, ex-jogador de futebol da faculdade, filho de um policial em 1986 deu início a investida no ministério criando a World Changers Church em Atlanta, juntamente com oito pessoas em uma lanchonete da escola primária. A congregação mudou-se do refeitório para uma modesta capela, e já contava com um programa semanal de rádio.

Em 24 de dezembro de 1995, WCCI mudou-se para sua atual localização, lugar conhecido como a Cúpula Mundial. Com um custo de quase US $ 18 milhões, afirma que a Cúpula Mundial foi construída sem qualquer financiamento bancário. Dollar era então o pastor fundador da World Changers Church International, sediada na Georgia, e em 2007 a congregação já possuía cerca de 30.000 membros.

Creflo Dollar, está no topo dos pregadores americanos que construiu um império religioso. Dollar e sua esposa, Taffi, tem cinco filhos e juntos supervisionam as empresas Creflo Dollar Associação Ministerial, Creflo Dollar Ministérios, e Arrow Records. Ele tem uma congregação com cerca de 40.000 membros e mais de 5.000 funcionários. Comanda programas diários na televisão atingindo um público de um bilhão de famílias em todo o mundo.

Adepto do "Evangelho da Prosperidade" ensina a "prosperidade total de vida", que significa prosperidade, não só nas finanças, mas em tudo, desde a saúde à vida familiar.

Conferencista e escritor de livros com o mesmo tema, construiu seu império, com a seguinte mensagem: “Deus não quer que você seja pobre” e está constantemente em viagens para ministrar seminários e conferências mundo afora.

Dollar, esbanja prosperidade através de seu Rolls-Royce, jatos particulares, mansões avaliadas em milhões de dólares, incluindo casa em Atlanta e apartamento em Manhattan.

Em suas pregações motiva seus fiéis a repetirem frases de prosperidade tais como “ o dinheiro virá para minhas mãos” e com isso oferece aos cristãos a mensagem que todos devem ser ricos, estimulando a muitos que querem um caminho para sair da pobreza ou da dívida. Propaga a mensagem de um Jesus que era rico e afirma que Deus quer que você seja muito rico.Em seus ensinos diz que a pobreza está associada à falta de fé

Escreve livros sobre prosperidade e afirma: “Você precisa ouvir sobre o dinheiro, porque não vai ter amor, alegria e paz até conseguir algum dinheiro! Você tem que ganhar algum dinheiro!" (Creflo Dollar, TBN, 20 de julho de 1999)

Quase tudo que Creflo prega está associado ao dinheiro sendo que leva pessoas a frente para darem depoimentos sobre como adquiriram dinheiro e prosperaram financeiramente. Os depoimentos muitas vezes são gravados e tem o objetivo de mostrar aos membros da igreja como a lei do dízimo funciona em razão de receberam inesperadas bênçãos financeiras. Basicamente utiliza a pregação da lei da semeadura, ou seja, para ser abençoado terá que semear... e muito, para não ter de colher pouco. Depois de falar em línguas Creflo interpreta isso como Deus falando com as pessoas para entregarem o seu tudo.

Ensina que para ter o amor de Deus e receber a unção devem dar o dízimo: "Deus quer que você dê o dízimo para que ele possa te amar, te abençoar e assim ter as coisas que deseja em sua vida. “Deus quer fazer um acordo com você. Quando você traz o seu dízimo então Deus poderá protegê-lo.

Ensina o pacto do dízimo - o dízimo é a aliança. Negando a própria Bíblia, que diz que o sangue de Cristo é a aliança, fundada sobre graça. O pacto de Dollar sobre o dízimo está ligado à Antiga Aliança, da lei que, a qual não estamos mais submissos.
Em seu programa, afirma: "Aprenda a se apoderar da riqueza que tem sido armazenada para você!" O dízimo é a sua conexão com tudo o que Deus possui. Saiba que o seu dízimo lhe dá autoridade para se sentar onde El Elyon senta e vê-lo atuar fortemente em seu nome. "

O pior é que quando uma pessoa se torna membro de sua igreja, a determinação é para seja um dizimista fiel. Se alguém não cumprir a promessa de entregar o seu dízimo, o qual selou com a própria assinatura durante a membralização estará condenado ao ostracismo por parte dos ministérios da igreja. Poderá apenas frequentar a igreja, mas estará impedido de participar de qualquer das suas atividades oficiais.

Conforme relato de um membro que não era dizimista, o mesmo sofreu profunda humilhação durante um culto Dollar pediu para ficar de pé somente os membros da igreja que eram dizimistas. Ele manteve-se sentado e Dollar apontou para ele e os outros que estavam sentados dizendo que eles estavam bloqueando as bênçãos da igreja.

Para seus milhares de seguidores, Creflo Dollar prega uma poderosa mensagem de que a fé em Deus trará recompensas financeiras. Mas, para alguns estudiosos e líderes da igreja, Dollar tem como marca registrada a exploração do evangelho da prosperidade. Outra questão relevante que tem intrigado seus críticos é o fato de recusar-se a revelar o seu salário.

Em 2007, o senador Charles Grassley deu início a uma série de investigações convocando Dollar e outros tele-evangelistas da prosperidade a declararem a forma de aquisição de alguns bens, citando os estilos de vida pródigos (no caso de Dollar, compra do Rolls Royce, as casas em Atlanta e Nova York no valor de milhões e doações a outros pregadores) e questionando o uso do dinheiro arrecadado de fiéis e espectadores. O senador está exigindo notas fiscais dos bens adquiridos, relatórios das reuniões de diretorias, provas contábeis feitas por empresas de auditorias, com dados precisos, entre outros documentos. Dollar tem negado qualquer irregularidade.