sábado, 13 de outubro de 2012

Morre estudante brasileira durante transferência de hospital dos EUA ao Brasil


Dimitria Rocha de Carvalho, de 21 anos, estava internada no Hospital North Broward, na Flórida, e faleceu em Manaus (AM)

Na quarta-feira (10), morreu a estudante brasileira Dimitria Rocha de Carvalho, de 21 anos, natural de Taubaté (SP), durante a transferência de hospital da Flórida a São Paulo. O trágico incidente chocou a comunidade brasileira no sul do estado, pois os familiares da jovem queriam que ela ficasse mais tempo internada nos EUA, antes de fazer a viagem.

Dimitria foi hospitalizada no início de 2012 ao sofrer um grave acidente de motocicleta e tinha somente 1% de chance de sobreviver quando deu entrada no North Broward Hospital, na cidade de Pompano Beach (FL), onde ficou internada por 10 meses. Em decorrência do acidente, ela fraturou um fêmur, teve o baço retirado, os pulmões foram atingidos e os rins pararam de funcionar. Entretanto, com o passar dos meses, ela apresentou melhoras e chegou a caminhar novamente, segundo Rosângela Rocha, mãe da jovem, mas teve uma recaída e retornou à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Rosângela disse ao jornal Gazeta News, na Flórida, que apesar de ela e o médico de Dimitria não concordarem com a sua transferência para o Brasil, a jovem foi posta a bordo de um jato especial rumo a um hospital em São Paulo, o qual aceitou recebe-la.

“Ela estava muito frágil e eu implorei para a administradora do hospital que deixasse que minha filha ficasse mais um mês, pelo menos. Mas ela disse que não seria possível”, disse Rosângela ao jornal, que veio especialmente aos EUA devido ao acidente envolvendo a jovem.

Com o passar dos meses, a conta hospitalar da estudante, que não tinha seguro de saúde, já ultrapassava a quantia de US$ 1 milhão, detalhou a mãe da estudante.

O voo era de 12 horas e fez 3 escalas para abastecer. A jovem foi acompanhada do noivo, Daniel Domingues, de 23 anos, que a pediu em casamento ainda no hospital nos Estados Unidos. Depois de pousar no Caribe, a aeronave desceu em Manaus (AM), onde Dimitria passou mal e uma ambulância da Infraero chegou a socorrê-la, mas ela acabou falecendo. Daniel havia ido até o saguão do aeroporto para comprar um analgésico para dor de cabeça e, quando retornou ao jato, sua noiva já havia sido levada de ambulância para um hospital público local.

Dimitria e Daniel vieram aos Estados Unidos para estudar inglês. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) afirmou que a estudante morreu de embolia pulmonar, divulgou o portal online Achei USA. Ainda na quarta-feira (10), a mãe da jovem viajou para Manaus para liberar o corpo da filha.

O pastor brasileiro Silair de Almeida, líder religioso da 1ª Igreja Batista (PIB) na Flórida, uma das diversas entidades locais de língua portuguesa que ofereceram apoio à família da estudante, desabafou a sua revolta ao Achei USA. “Ela foi empurrada para a morte”, disse ele.



Fonte: Brazilian Voice
--------------------