sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Igreja, a maior rede social da terra!


Rede social significa todo agrupamento de indivíduos com algum tipo de relação e interesses mútuos. Sim, isso também vale para a vida fora da internet. O que vemos hoje é apenas o poder da web para potencializar o alcance das redes sociais que já vivíamos outrora. As redes sociais surgiram desde que o mundo é mundo e estou aqui para falar sobre a maior e mais poderosa rede social de todas. O Facebook? Não, a Igreja! A Igreja é a assembléia (agrupamento) de todos os cristãos verdadeiros de todas as épocas. São pessoas com a mesma fé em Jesus e com o mesmo interesse de adorar e glorificar a Deus, ou seja, uma rede social. Sou hard user (nome bonito pra “viciado”) de algumas redes sociais e posso afirmar que nenhuma delas supera a experiência de viver Igreja, dentro ou fora da web. Por isso quero falar sobre ela agora.

O start dessa nova rede social começou num dia de festa e ações de Graças a Deus para os Judeus. Eles comemoravam o dia de pentecostes ou para simplificar, festa da colheita, onde depois de 50 dias da páscoa eles agradeciam a Deus pela provisão de alimentos. Tudo isso desde o êxodo. Era realmente um dia especial, mas nenhum deles, nem mesmo os apóstolos sabiam que aquele dia ficaria marcado para sempre na história por algo extraordinário e sobrenatural. A Igreja de Jesus estava nascendo.

A bíblia conta que os apóstolos estavam todos reunidos no dia de pentecostes quando um som como de um vento muito forte vindo do céu invadiu toda a casa e os que ali estavam foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas conforme o Espírito os capacitava. O Google Tradutor rolou solto nesse dia! Logo muitos se reuniram para ouvir e cada um ouvia o evangelho na sua língua de origem. O evangelho foi pregado por Pedro e 3 mil pessoas se logaram na causa de Cristo naquele dia (Atos 2:1-41) . Era o começo da maior rede social da terra, a Igreja!

Lembram de Babel? Lembram quando Deus confundiu a língua da humanidade para separá-los e frustrar os planos de homens que queriam encontrar uma maneira humana de chegar até Deus? Aconteceu em Gênesis 11:1-9. Deus separou o povo naquele dia por estarem tentando chegar até Ele por uma maneira humana, mas naquele dia de pentecostes Deus estava unindo de novo um povo para si, através do único caminho verdadeiro, Jesus! Deus uniu seu povo de novo e o chamou de Igreja. Igreja essa que se reuni de formas diferentes em fator do tempo e da região, mas que proclama uma única mensagem, o evangelho de Cristo. Igreja essa que é o instrumento divino para que a glória de Deus encha a terra!

No final do capítulo 2 de Atos podemos ver a essência dessa rede social sendo praticada desde o início

“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.” (Atos 2:42-47)

O plano de Deus para a Igreja é extraordinário e eterno, o próprio Jesus voltará para buscá-la! E podemos ter a certeza que esse grupo de pessoas nunca será deletado, nunca será vendido nem hackeado, nunca, nunca, nunca! Podemos ter essa certeza, pois foi promessa dada pelo cabeça da Igreja, Jesus. Ele diz para Pedro:

“E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.” (Mateus 16:18)

Acreditem, nem o inferno poderá fazer algo contra a Igreja. Aliás a coisa que o diabo mais teme na terra é a união do povo de Deus. Ele sabe que todos nós juntos com Cristo somos imbatíveis! Por isso amo e luto pela Igreja de Jesus, inclusive pela igreja local, feita de paredes, numa tenda, na rua, na casa, ou até dentro de um ônibus como tive o prazer de experimentar esses dias. É maravilhoso saber que pertenço a mesma causa e grupo de amigos e pessoas que estão em outros lugares do Brasil e do mundo. Não importa onde e como, mas a igreja de Jesus sobreviverá até o final dos séculos!

Com lágrimas no olhos quero terminar com mais uma história em Atos. Pedroe João estavam pregando o evangelho no templo e foram presos por isso. Milagrosamente um anjo do Senhor os libertou e eles voltaram a pregar de novo. Eles queriam chamar pessoas a fazerem parte da Igreja de Jesus, essa era e é uma causa mais importantes que a vida! Então eles pregaram e logo os fariseus e mestres da lei queriam matá-los, mas um homem fariseu se levantou e acredito eu inspirado pelo espírito chegou a seguinte conclusão:

“E disse-lhes: Homens israelitas, acautelai-vos a respeito do que haveis de fazer a estes homens, Porque antes destes dias levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntou o número de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada. E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus.” (Atos 5:35-39)

A melhor notícia é que essa rede social está viva até hoje! Com mais lágrimas ainda eu termino dando glória a Deus por ter me dado a oportunidade de participar de algo tão maravilhoso, poderoso, sobrenatural e eterno que é a Igreja. Espero o dia em que nos encontraremos todos juntos diante do Senhor como Igreja que pela soberania de Deus permaneceu intacta ao longo da história.

A Igreja é o sal e a luz do mundo. A Igreja são os braços, as pernas, a boca, os olhos e ou ouvidos de Jesus aqui na terra. A Igreja é a esperança, é a vitória sobre o inferno, a Igreja somos nós… Existe rede social mais poderosa do que essa? Não.

Soli deo Gloria!


Fonte: Evangelho Urbano
---------------------