terça-feira, 30 de outubro de 2012

Namoro: 10 lições importantes

Eu sou pecador. Isso significa que muitas vezes estou errado e que preciso aprender muitas lições importantes. Se você é como eu, acho que vai apreciar esse texto, porque falo de coisas reais e que todo mundo precisa aprender uma hora ou outra. Portanto, esta  postagem é bem diferente do que costumo fazer, porque não se trata de um aprendizado direto da Bíblia, mas de um cristão que tem lutado para aprender verdades e princípios eternos e colocá-los em prática. Então, pensei que seria legal partilhar essas verdades com vocês. Espero que ajudem de alguma forma. Espero também que Jesus  use esse simples post para que pessoas vivam de maneira que agradem a Ele.

São 10 lições sobre namoro que aprendi. Vamos lá, então!

1. Valorizem a diferença

Nunca queira mudar a personalidade da outra pessoa. Você se apaixonou por ela do jeito que ela era. Por que você agora quer tanto mudá-la?

2. Incluam pessoas

Namorar não é sinônimo de sequestro. Namorar é adição. Você inclui mais uma pessoa na sua vida. Tudo bem, a vida muda, mas isso não significa que você deve abandonar seus amigos e família. Namoro bom inclui pessoas e não esquece de ninguém.

3. Comuniquem-se melhor

Saber se comunicar bem um com o outro é de extrema importância. Palavras importam. Então, vamos aprender a conversar, falar o que sente, dizer o que pensa de forma respeitosa e amorosa. Não imagine. Não deduza. Pergunte. Converse. Fale. E sejam guiados por Ef 4:29.

4. Tenham um dia de vocês

Se queremos crescer em romantismo, amizade e cumplicidade precisamos entender que necessitamos de tempo de qualidade. Uma boa idéia ( se a vida for muito corrida para os dois) é ter um dia ou um período do dia para ser apenas de vocês. Ninguém mais entra na agenda de vocês, exceto Jesus, claro.

5. Resolvam logo os seus conflitos

Nunca devemos dormir brigados. Não é uma regra, mas um princípio. Por isso devemos estar sempre dispostos para resolver nossas dificuldades, conflitos e brigas ( Mt 5:23; Ef 4:26,27). Mas precisamos também lembrar que não podemos forçar o tempo do outro. Porque quando você trata a questão de resolver problemas como regra, você acaba desrespeitando o outro.

6. Não tenham medo de magoar o outro

Talvez você achou estranho esse ponto, mas me permita explicar. As vezes os namorados ou namoradas têm a obrigação de ferir os sentimentos uns dos outros. Namorar é ferir os sentimentos muitas vezes para lapidar o cárater de Cristo. Obviamente, ferir não significa que você está machucando o outro com palavras desrespeitosas, maldosas e frias, mas que você está ferindo “o velho homem ou a velha mulher” da pessoa que você namora com palavras de confrontação amorosas, verdadeiras e respeitosas.

7.  Sejam mentoreados

Bom, na minha Igreja existem vários casais “casados” que servem aos casais de namorados. Eles cuidando, discipulam, treinam para o casamento, confrontam a gente, ensinam e, acima de tudo, nos mostram como um homem deve amar uma mulher e vice e versa. Cada casal deveria ser mentoreado por um casal casado. Vale muito a pena e evita muitos problemas!

8. Respeitem-se e coloquem limites

Respeito e limites são importantes. Nunca limite o respeito. Sempre respeite os limites.

9. Namorem para casar

Porque nós somos pecadores, porque ser puro é difícil, porque família é projeto de Deus, namorem para casar. Não para beijar, abraçar ou viver momentos legais. Se você leva a sério, tudo muda.

10. Priorizem o mais importante

Jesus sempre dever ser o centro. Essa é razão maior de um namoro. Namorar ou não é tudo para glória dEle.



Fonte:  Evangelho Urbano
---------------------