domingo, 14 de outubro de 2012

Por que pregar a Palavra?


Por muitas razões, a proclamação fiel e completa da Palavra é a única forma correta de pregar.

Em primeiro lugar, tal pregação deixa Deus falar e não o homem, pois declara a Palavra do próprio Deus. E é um privilégio incrivelmente estimulante anunciar a voz de Deus!

Em segundo lugar, pregar a Palavra é a única forma correta de pregar, pois coloca o pregador em contato direto com a mente do Espírito Santo, o autor da Escritura. É por essa razão que o pregador da Palavra descobre que o processo do estudo e pesquisa é ainda mais recompensador que a pregação que resulta dele, gratificante como possa ser.

É trágico e estarrecedor que tantos pregadores que reconhecem a Escritura como sendo a Palavra do próprio Deus gastem mais tempo investigando e interagindo com as mentes limitadas e imperfeitas de outros homens, do que se aprofundando na mente infinita e santa de Deus. Parte da razão, sem dúvida, é que muitos ouvintes não querem realmente se aprofundar nas profundezas da justiça e verdade de Deus, pois isso expõe sua própria  superficialidade e pecado. Em sua segunda carta a Timóteo, Paulo adverte seu filho na fé sobre o perigo daqueles que têm "aparência de piedade, mas negam a eficácia dela" ( 2 Tm. 3:5). Mais tarde nessa mesma epístola ele advertiria novamente que "virá tempo em que não suportarão a sã doutrina... e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas" ( 2Tm. 4:3-4 cf. Atos 20:29-30).

Terceiro, pregar a Palavra é a única forma correta de pregar porque força o pregador a proclamar toda a revelação de Deus, incluindo aquelas verdades que mesmo muitos crentes acham difícil aprender ou acreditar.

Quarto, pregar a Palavra é a única forma correta de pregar porque promove o conhecimento bíblico na congregação, não somente através do que é aprendido a partir do sermão, mas também por meio do desejo aumentado de estudar a Escritura mais cuidadosa e consistentemente por conta própria. O pastor fiel, e todos os outros crentes, amam aprender a Palavra de Deus porque amam o Deus da Palavra.

Quinto, pregar a palavra é a única forma correta de pregar porque carrega autoridade suprema. Ela é a auto-revelação completa e perfeita do próprio Deus e da sua vontade divina para a humanidade, que Ele criou à Sua própria imagem. 

Sexto, pregar a Palavra é a única forma correta de pregar porque somente esse tipo de pregação pode transformar tanto o pregador como a congregação.

Sétimo, a razão final e mais convincente de pregar a Palavra ser a única forma correta de pregar é simplesmente essa: é a Sua Palavra, e somente a Sua Palavra que o Senhor chama e comissiona Seus pregadores para Proclamar.



Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto
Fonte: John MacArthur Jr. em Monergismo
-----------------------------------------