quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O casamento do parafuso e da porca


Na oficina que eu trabalho, sempre tenho que encontrar um par perfeito, de parafuso e porca, mas nem sempre é fácil achar, pois todos estão sempre muito misturados e as diferenças são pequenas que às vezes nos leva a fazer confusões tentando colocar parafuso na porca errada.

Existem parafusos de vários formatos e medidas, mas as medidas fundamentais são as medidas das roscas, pois existem em milímetros e polegadas e uma parece com a outra, mas não se consegue colocar uma porca de polegada em um parafuso de milímetro corretamente.

Muitas vezes quando se tenta colocar um parafuso na porca diferente, tem que se usar chave para enroscar, pois as mesmas ficam duras para se acasalarem ou se enroscarem, mas ao entrar, sempre se estraga as rocas, tanto do parafuso como da porca.

Quando se coloca um parafuso e uma porca com a mesma medida, polegada com polegada, milímetro com milímetro, pode ser conseguir enroscar ou acasalar, com a própria mão, sem qualquer dificuldade e se for preciso retirar, as roscas de ambas estarão em perfeito estado.

Pensando sobre isso e fazendo uma analogia dos relacionamentos humanos, encontramos sempre algo parecido, alguns homens procurando certas mulheres que são ate parecidos com o que buscam com o que querem, mas quando são colocados juntos se percebe que não tem a mesma “medida”.

Vejo que existem pessoas teimosas como alguns mecânicos, e teima em colocar junto porcas com parafusos que não se enroscam corretamente e na hora de desenroscar, sai toda destruída, tanto a porca como o parafuso, e da mesma forma são os relacionamentos, pessoas insistem em relacionamentos que sabem que está difícil para se acertar, entendem que são de “mundos” diferentes, mas mesmo assim buscam suas ferramentas para se unir, mas é uma união que aparentemente esta certa, mas por dentro, só os dois sabem que está tudo destruído, está doendo, está com algumas roscas danificadas.

Na mecânica é complicado quando se coloca um parafuso no lugar errado, pois da um trabalho excessivo para entrar e quando tem que retirar, pois é o errado, ai se percebe a grande besteira que fez, pois agora terá que achar um novo parafuso e uma nova porca, ou mesmo uma nova peça e isso vai ter um custo e um tempo para se resolver.

Nos nossos relacionamentos às vezes é muito mais complicado “desenroscar” o que foi inicialmente errado, pois não é apenas um prejuízo material que está envolvido, mas os sentimentos estão sendo machucados, os filhos desses relacionamentos terão sérios problemas devido a essa separação, e o tempo que se leva esse processo todo de entender que está errado e tentar reiniciar e acertar de novo é um processo lento, cansativo e em muitos casos oneroso por de mais.

Então às vezes eu tenho que gastar horas procurando o parafuso correto para o lugar certo, mas depois não terei que gastar meses consertando o que eu fiz de errado, e da mesma forma são nossas escolhas antes de assumir um compromisso para uma vida toda, precisamos gastar nosso tempo antes procurando pelo mais correto e adequado para o nosso perfil, perceber nas entrelinhas das conversas no namoro, como será depois do casamento, para não ter que passar anos de sofrimento por não ter passado anos escolhendo.

Casar é muito fácil, difícil é se manter casado, pois são duas peças distintas, como parafuso e porca, tentando se “apertar” a vida toda, buscando sempre os melhores ajustes para que não tenham maiores problemas, mas se os problemas forem internos, nos lugares onde irão receber o aperto, como poderão suportar os demais problemas que com certeza viram?

Vale apena gastar mais tempo procurando o parafuso ou a porca correta para um bom aperto do que viver uma vida toda frouxa, com a vida toda descoordenada ate o dia que não aquentar e o parafuso quebrar dentro.



Fonte: Joberson Lopes em Pôr de Sol Africano
-----------------------------------------------------