sexta-feira, 29 de março de 2013

Palestinos criticam restrições a cristãos da Cisjordânia na Semana Santa

Dirigente palestina Hanan Ashrawi criticou Israel por impedir liberdade de culto

A dirigente palestina Hanan Ashrawi denunciou neste domingo as restrições israelenses durante esta Semana Santa aos cristãos que vivem na Cisjordânia, já que foram concedidos apenas entre 30% a 40% das permissões solicitadas para entrar em Jerusalém.

Hanan, membro de destaque da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), criticou que as paróquias de Belém e Ramala não tenham recebido autorizações para todas as solicitações apresentadas ao Escritório de Coordenação do exército. Por isso, vários grupos de escoteiros que costumam acompanhar as procissões não poderão este ano estar em Jerusalém, explicou.

"Não deveria ser sequer necessário alguém precisar pedir permissão para visitar sua cidade", lamentou a política palestina sobre o controle de Israel da região leste, onde vivem mais de 250 mil palestinos.

Os palestinos reivindicam essa região como capital de seu futuro estado e se queixam, além disso, de que Israel não respeita a "liberdade de culto, um direito inalienável de todo cristão e muçulmano", defendeu Hanan. "O fato de que tantas comunidades palestinas cristãs vejam seu direito à liberdade de culto negado em sua própria capital é inaceitável", enfatiza a representante.

Na Cisjordânia, vivem atualmente cerca de 50 mil cristãos, em Jerusalém Oriental aproximadamente 10 mil e, na Faixa de Gaza, 3 mil, o que representa menos de 2% da população dos territórios palestinos.

Peregrinos participam de procissão do Domingo de Ramos em Jerusalém

As cerimônias da Semana Santa começaram hoje em Jerusalém com a procissão do Domingo de Ramos, em que participaram palestinos cristãos e peregrinos de todo o mundo.

Hanan pediu aos peregrinos que representem seus irmãos cristãos palestinos "que vivem a apenas alguns quilômetros" da cidade e "se viram cruelmente impedidos de participar da importante celebração".




Fonte: EFE
-------