quarta-feira, 27 de março de 2013

Esforça-te e sê homem

"Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Esforça-te (Coragem), pois, e sê homem!" 1Rs 2.2

As últimas palavras de uma pessoa são ouvidas e guardadas com muito carinho e atenção. Em se tratando de um rei, elas se tornam ainda mais importantes e significativas. Esta frase acima são as últimas palavras do rei Davi instruindo seu filho Salomão que o sucederia no trono. Dietrich Bonhoeffer, teólogo e escritor alemão foi preso em campo de concentração de 05 de abriL de 1943 a 09 de outubro de 1944, quando foi fuzilado pela Gestapo, por ordem especial do próprio ditador Hitler. Ele da prisão denunciava profeticamente a atitude da Igreja institucional e propunha um cristianismo comprometido. Em 18 de julho de 1944 escrevia do cárcere:

"O homem é convocado para sofrer a paixão de Deus no mundo sem Deus.Ser cristão não significa ser religioso em uma determinada direção e sob a pressão de qualquer metódica, tornar-se algo (pecador penitente ou Santo), mas ao contrário, ser cristão é ser homem. Não apenas um certo tipo de homem, mas o homem que Cristo cria em nós. Não é o ato religioso que produz o homem, mas sim a participação no padecimento de Deus na vida do mundo. Eis a 'metanoia', que é deixar-se arrastar-se para o caminho de Jesus Cristo e não pensar primeiramente nas próprias necessidades, problemas, pecados e angústias... Não é que Jesus tenha chamado para uma nova religião, mas ele nos convoca para a vida. Com que então se parece essa vida?" Baseados nas palavras do rei Davi, e neste testemunho quero apresentar três características que descrevem o 'ser homem' do ponto de vista de Deus a meu ver:

Sê Homem de compromisso com a Palavra. Sl 119-105

Davi sabia mais do que qualquer outra pessoa que Salomão só poderia ser um rei bem sucedido se fosse um homem de compromisso, primeiramente com Deus. Todos os homens usados por Deus na história foram homens de aliança. Na Bíblia temos os exemplos de: Abraão que antes de Deus lhe dar um descendente do qual surgiria toda uma nação ele teve que fazer aliança com Deus. Esta aliança foi fisicamente simbolizada no ato da circuncisão. A aliança feita com Abraão foi repetida ou reafirmada aos seus filhos Isaque, Jacó. Davi fez aliança com Deus e foi um dos reis mais bem sucedidos da história de Israel. Hoje, o homem foge de compromissos. Sua palavra não tem valor se não for escrita, registrada em cartório com firma reconhecida, com testemunhas arroladas etc. O homem tem deixado de ser honesto, porque se recusa a entrar em aliança com Deus.Homem de Aliança e aliança com Deus é homem fiel, cumpre seus compromissos com Deus, com a família, com a Igreja e com a sociedade.

Sê Homem de Oração/de consagração ao serviço de Deus

O homem tem quebrado os pactos, os compromissos porque ele não busca a Deus. Como podemos cumprir as palavras proferidas diante de Deus se não buscamos forças em Deus? Salomão, quando assume o trono, uma das primeiras coisas que faz é orar (2Cr 1.10; 1Rs 3.9). Ele sentiu sua limitada capacidade para decidir os rumos da nação a qual reinava, então orou pedindo a Deus sabedoria. E Deus não só lhe deu sabedoria, mas também riquezas. Para ser homem de oração é preciso esforço. Orar é um trabalho árduo. Orar é reconhecer nossa dependência de Deus. Orar de fato é você se humilhar e reconhecer suas próprias limitações.A Bíblia diz que o homem é o sacerdote do lar. Como imaginar um sacerdote que não ora, que não intercede? Este é o principal trabalho do sacerdote. A Bíblia descreve as exigências ou os deveres do esposo para com a sua esposa, do pai para com seus filhos. Como cumprir as exigências de esposo e pai sem orar buscando a ajuda e direção de Deus? Aqui vemos a razão porque muitos lares estão desfeitos e o porque de tantos conflitos entre pais e filhos, os homens não estão buscando Deus, não estão orando. Muita decisão errada tem sido tomada nos negócios trazendo prejuízos e desastres financeiros porque não temos tido a humildade de orar a Deus pedindo sabedoria como fez Salomão. 

Sê Homem submisso a Palavra

Davi disse a Salomão: "Guarda as ordenanças", "mandamentos", "seus juízos" e "seus testemunhos" (1Rs 2.3). Submissão requer esforço porque a inclinação para a rebelião é muito forte no coração do homem. Desejamos fazer sempre a nossa vontade e não a de Deus. O estatuto da monarquia já estava devidamente prescrito. Agora Davi está lembrando Salomão que ele devia se esforçar e ser um homem obediente, submisso. Não usar e abusar de sua autoridade, e sim fazer o que a Palavra de Deus ordenava. Por que não basta conhecer a Bíblia e não se submeter a ela. 

O próprio Jesus como homem perfeito deu-nos o exemplo de obediência (Fp 2.8-11; Hb 5.8). "Ele foi obediente até a morte e morte de cruz".

No Livro de Efésios vemos o contraste entre o velho e o novo homem. Aquele é caracterizado por um espírito de desobediência (Ef 2.1-3), este por um espírito de obediência, submissão e justiça (Ef 2.10; 4.24).




Fonte: Pr. Adélcio Ferreira em Semeando a Palavra
-----------------------------------------