sexta-feira, 15 de março de 2013

Casas de cristãos paquistaneses são queimadas após suposta blasfêmia

Jovem cristão teria feito comentário pejorativo sobre Maomé a um amigo.

Mais de 3 mil paquistaneses incendiaram neste sábado (9) dezenas de casas de famílias ocupadas por cristãos de classe média-baixa em Lahore, no leste do país, após um suposto comentário blasfemo sobre Maomé ter sido feito por um jovem cristão, indicaram a polícia e os serviços de emergência.

A polícia reprimiu os manifestantes e não foram registradas mortes, mas cerca de 20 policiais ficaram levemente feridos nos confrontos.

A polícia estima que cerca de 25 casas foram incendiadas, mas Ahmad Raza, responsável pelos trabalhos de socorro, disse à AFP que "os manifestantes tinham incendiado pelo menos 160 casas, 18 lojas e duas pequenas igrejas" no bairro cristão de Joseph Colony.

Os manifestantes agiram com violência após supostos comentários blasfemos sobre Maomé feitos por um cristão de 28 anos para um amigo, afirmou o oficial de polícia Multan Khan, acrescentando que os cristãos abandonaram a região na sexta-feira (8), já que temiam uma reação violenta.

Paquistaneses cristãos seguram cartazes e gritam frases em que pedem paz 

Em novembro, a justiça paquistanesa abandonou as acusações contra uma jovem cristã acusada de ter profanado o Alcorão. A adolescente analfabeta de 14 anos, segundo os médicos que a examinaram, havia sido acusada em meados de agosto por vizinhos de ter queimado folhas de papel em que estavam escritos versos do livro sagrado, crime que pode ser castigado com prisão perpétua no Paquistão, de acordo com a lei sobre blasfêmia.

Já em Peshawar, no noroeste do país, uma explosão em uma mesquita deixou cinco mortos e outros 28 feridos, segundo a polícia. 

O atentado ocorre seis dias após um ataque com carro-bomba deixar 50 mortos em um bairro habitado principalmente por xiitas.



Fonte: G1
-------