segunda-feira, 4 de março de 2013

Ser feliz no casamento faz bem à saúde!

É interessante como a ciência tem descoberto fatos que mostram que ser feliz no casamento traz muitos benefícios ao ser humano. Quando leio uma dessas descobertas louvo a Deus, pois foi Ele o autor desta grande idéia.

Você sabia, por exemplo, que ser feliz no casamento ajuda no combate a gripe? Isso mesmo. A felicidade conjugal pode ser melhor do que esses remédios que são anunciados todos os dias na TV.

Pesquisas realizadas pela Universidade de Birmingham revelaram que pessoas com casamentos felizes têm mais chances de combater eficientemente a gripe. As pessoas que se diziam felizes no casamento tinham um nível maior de anticorpos no sangue do que aqueles que se diziam menos satisfeitos em seus casamentos.

Quer ser recuperado de uma lesão na pele com mais facilidade? Então, procure ter um casamento feliz. Pesquisadores da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, observaram que as feridas cicatrizavam mais depressa nos casais que tinham menos hostilidade no casamento. Em casais que tinham um alto grau de estresse conjugal, as feridas demoravam mais a cicatrizar.

Quer outro motivo para você construir um casamento feliz?

Você sabia que a vida conjugal tem influência na saúde de pessoas em idade avançada?
Isso mesmo! Pesquisas conduzidas pelo Departamento de Sociologia da Universidade do Texas, EUA, chegaram à conclusão, depois de pesquisarem mais de mil homens e mulheres casados acima de 70 anos, que aqueles casais de idosos que tinham um casamento mais ajustado, estável e feliz eram mais saudáveis do que idosos com casamentos problemáticos. Uma outra notícia que deve incentivar você, se é casado, a melhorar seu casamento.

Casais que brigam são mais propensos a terem problemas cardíacos. Esse estudo, conduzido pela Universidade de Utah, também nos Estados Unidos, demonstrou que esposas que têm maridos agressivos são mais suscetíveis à arteriosclerose. Em casamento que os cônjuges são controladores, agressivos e hostis há maior facilidade de haver calcificação nas artérias do que em casais que sabem resolver seus conflitos em paz e através do diálogo. Então, além de não fumar, comer inteligentemente e fazer exercícios, um casamento feliz também faz muito bem ao coração.

Todos sabem que o tabagismo é prejudicial à saúde. Então, preste atenção aos resultados de uma pesquisa conduzida pelo Centro Nacional de Estatísticas de Saúde dos Estados Unidos. Pessoas casadas e felizes em seus casamentos têm 18,8% de probabilidade de acender um cigarro, contra 22,9% dos adultos não casados.

Uma outra pesquisa também apontou um dado interessante. Casais felizes fazem mais sexo que casais que vivem num casamento marcado por estresse e tensão. Ora, se casais com casamentos felizes fazem mais sexo, eles são mais saudáveis, pois está provado que sexo faz bem à saúde. Preste atenção em algumas descobertas da ciência.

Relações sexuais ajudam na prevenção da arteriosclerose. O ato sexual ajuda a melhorar a memória, pois durante o orgasmo acontece uma pequena perda da consciência, que pode durar de 20 a 104 segundos, tempo adequado para descansar e recarregar a memória. Sexo ajuda no combate à celulite, pois melhora a circulação sanguínea, além de ser um ótimo relaxante muscular. A relação sexual é um antídoto contra a depressão, pois durante o ato sexual as taxas de serotonina e dopamina ficam elevadas.

Portanto, faça um esforço, dê um pouco de si para viver uma vida conjugal feliz. Além de testemunhar do ato criativo de Deus, vai ajudá-lo a ter mais saúde e viver mais tempo ao lado da pessoa amada.




Fonte: Gilson e Elizabete Bifano em eJesus
-----------------------------------