quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

A fonte dos nossos problemas

"Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno." (2 Tessalonicenses 3:3)

Estamos vivendo numa época em que adoramos culpar alguém (ou algo) pelas coisas que fazemos. É muito conveniente ter um "bode expiatório", quando não se quer ser responsabilizado por suas ações. Podemos dar milhões de desculpas por um comportamento errado, mas parece que nunca estamos dispostos a dizer: "Sou responsável por minhas atitudes" ou "Eu pequei contra Deus".

Infelizmente, mesmo no meio cristão, a psicologia é colocada no mesmo nível da Bíblia (ou até acima). Muitas pessoas na igreja, conhecem mais sobre autoestima do que sobre negar a si mesmo. Conhecem mais sobre cura interior do que sobre obediência a Deus.

- Mas, seria a autoestima a responsável pelos nossos problemas atuais? A culpa é sempre dos outros? É da nossa família? É da nossa cultura, da nossa educação?

Tiago nos dá a resposta para isso. Ele nos diz qual a fonte de nossos problemas: "De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem." (Tiago 4:1-2)

Tiago estava dizendo: "Seus problemas vêm do desejo por prazer que luta dentro de vocês" A Bíblia não está dizendo que buscar prazer é algo necessariamente errrado. Há coisas prazerosas que nos foram dadas pelo próprio Deus.

Tiago nos alerta sobre possuir uma mentalidade que busca desenfreadamente o prazer. Ele está dizendo que a fonte dos nossos problemas é a busca egoísta por prazer. Em outras palavras: nossos problemas vêm de uma enorme paixão que temos por nós mesmos.




Fonte: Devocionais Diários
------------------------