quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Igrejas de Ouro Preto são alvo de vandalismo com referência satânica

Duas igrejas do centro histórico de Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais, ambas tombadas pelo patrimônio histórico nacional, tiveram suas paredes pichadas com frases de referência ao satanismo. O vandalismo foi registrado nessa segunda-feira (27), tendo como alvo construções do século XVIII.

A igreja São José, que foi restaurada recentemente depois de ficar 20 anos fechada, teve a parte da frente de sua estrutura rabiscada com tinta vermelha. Foram escritas frases como “satan é rei” e “cristãos ignorantes”, além de desenhos de crucifixos de cabeça para baixo e de estrelas de cinco pontas, que simbolizam o culto ao demônio. A cerca de 100 metros de distância, a igreja São Francisco de Paula, que fica próximo à rodoviária da cidade, teve inscrições parecidas deixadas em suas paredes.

De acordo com o diretor do Museu de Arte Sacra de Ouro Preto e membro da Comissão de Bens Culturais da Arquidiocese de Mariana, Carlos José Aparecido de Oliveira, o crime assusta e chama a atenção também pelo fato de não ser recorrente. Esta é a segunda vez que Oliveira vê ação do tipo em 20 anos. “Não é uma prática comum em Ouro Preto, mas a gente fica entristecido. Foram pichadas inscrições contra a igreja, e, por mais que queiram se manifestar, as pessoas têm que entender o valor do patrimônio, que pertence à cidade”, afirmou.

Foi registrado um boletim de ocorrência, que deve ser encaminhado para o Ministério Público de Minas Gerais e para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O próximo passo, segundo Oliveira, será pedir autorização para contratar um profissional especializado para realizar a limpeza.

Câmeras de segurança

A Polícia Militar (PM) não tem pistas de suspeitos, e, como os monumentos da cidade não possuem monitoramento por câmeras de segurança, a identificação dos criminosos será mais difícil, já que também não foram localizadas testemunhas. A Polícia Civil informou que as investigações ainda estão no início e que as imagens das câmeras do sistema de monitoramento do trânsito de Ouro Preto já foram solicitadas para a Guarda Municipal.

O videomonitoramento dos patrimônios, contudo, faz parte do planejamento da prefeitura. “Como já existe uma verba federal para fazer a segurança dos monumentos, vamos ver se adicionamos as câmeras. Estamos em fase de projeto”, explicou o secretário municipal de Cultura e Patrimônio, José Alberto Pinheiro. Devem ser implantados, ainda, sensores de presença, alarmes de calor e sprinks (que detectam a existência de fogo). De acordo com o Iphan, a verba para a implantação de um sistema de vigilância nos bens tombados é de R$ 2,8 milhões. A licitação para a contratação desse serviço deve ser publicada ainda neste semestre.

Vandalismo motiva retirada de peças originais

Segundo o secretário, a igreja São Francisco de Paula também já teve imagens de santos destruídas. Agora, as originais de são Pedro, são Paulo e são João foram substituídas por cópias. As imagens restauradas não são mais expostas na igreja.

A superintendência do Iphan em Minas Gerais informou, ainda, que já foi feita uma vistoria nas igrejas e que uma reunião com os párocos deve acontecer nos próximos dias para resolver se será feita a remoção da tinta ou se será realizada uma pintura por cima.

Muitos moradores da cidade se revoltaram com o ato de vandalismo e utilizaram as redes sociais para expressar indignação. “Os turistas querem ver nossos monumentos, os filhos da terra querem a preservação. Os que aqui chegam para estudar também têm orgulho. Infelizmente, não tenho esperanças pela punição. Tomara que eu esteja errada”, dizia uma mulher.

“Me sinto indignado...sem palavras! Não respeitar um templo histórico não é somente desrespeitar a fé do próximo mas desrespeitar e não ter amor à história, ao seu país! Até quando teremos esse tipo de depredação sem punição em nossas igrejas?”, questionou um homem.

A pena para quem for pego pichando ou sujando edificações ou monumentos urbanos é de três meses a um ano de detenção e multa. Se o bem for tombado, em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena é de seis meses a um ano de detenção, mais multa.

Tiradentes

Na também histórica Tiradentes, a igreja São Francisco de Paula, no centro da cidade, foi alvo de pichações, nesse domingo (26). Até o momento, não há suspeitos. Uma estação de trem e a delegacia local também foram alvos do vandalismo. A Polícia Civil investiga se os crimes têm relação e vai verificar se câmeras de estabelecimentos próximos filmaram alguma das ações. As pichações ocorreram durante a 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes, quando a cidade recebe muitos turistas.




Fonte: O Tempo
---------