quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

'Há um abismo entre o Cristo da fé e o Jesus histórico', afirma historiador

Reza Aslan escreveu um livro sobre o Jesus histórico, que virou best-seller.
A vida de Jesus é alvo de pesquisas desde o século XIX.

O novo testamento conta a história de Jesus Cristo, mas o que dizem outras fontes sobre quem realmente foi Jesus? O Jesus histórico. Esse tema é alvo de pesquisas desde o século XIX. O historiador Reza Aslan reuniu as principais conclusões no livro ‘Zelota – A vida e o tempo de Jesus de Nazaré’, que virou best-seller nos Estados Unidos.

O livro de Aslan provocou a ira de fundamentalistas cristãos, que atacaram o historiador. Como é possível que um muçulmano fale sobre Jesus? Jovem americano de origem iraniana, Aslan vive na Califórnia. Ele só teve contato com o evangelho aos 15 anos, e ficou fascinado. "Eu nunca tinha ouvido nada parecido na vida. Foi uma experiência transformadora", conta.

O contato com a história de Jesus Cristo foi tão marcante para Aslan que ele decidiu se converter e pregar a mensagem de Deus a todos que conhecia. A religião também influenciou a vida acadêmica do historiador, que decidiu estudar o Novo Testamento. Foi quando ele se surpreendeu. "Foi nesse momento que tive a percepção de que muita coisa que eu julgava saber sobre Jesus era incompleta, se não incorreta, e que há um abismo entre o Cristo da fé, ao qual fui apresentado na igreja, e o Jesus histórico", explica.

Descobrir que suas percepções não eram tão exatas fez com que Aslan passasse a estudar mais sobre o Jesus histórico. Essa pesquisa originou o best-seller ‘Zelota – A vida e o tempo de Jesus de Nazaré’. "Jesus se tornou mais real para mim, mais acessível e até mais simpático. E o livro surgiu disso; eu quis escrever sobre esse homem”, conclui o historiador.



Fonte: G1
---------