terça-feira, 2 de outubro de 2012

Governo da Califórnia nos EUA proíbe terapia de ‘cura homossexual’ para menores de idade


O governador da Califórnia, Jerry Brown (foto), assinou nesta segunda-feira uma lei que proíbe sessões de terapia de “cura homossexual” para menores de 18 anos, uma prática que será classificada como “charlatanismo” quando a norma entrar em vigor, segundo ele. Depois de aprovar a legislação, Brown escreveu em seu perfil no Twitter que a lei “bane tais terapias que não foram aprovadas pela ciência e têm levado jovens à depressão e até ao suicídio”.

Em declaração à emissora CNN, a Associação de Psiquiatria Americana disse que as chamadas “terapias reparativas” representam um grande risco, incluindo incitação à depressão, ansiedade e a um comportamento autodestrutivo. As sessões eram usadas para convencer adolescentes e, em alguns casos, crianças a mudar a suposta orientação sexual.

- O consenso de longa data dentro das ciências humanas e nas profissões de saúde e saúde mental é de que o homossexualismo é uma variação normal e positiva da orientação sexual humana - afirma o grupo.

O Senado do estado da Califórnia aprovou o banimento em maio deste ano e, depois de ter sido firmada pelo governador, a lei entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2013. No entanto, segundo a CNN, a norma será questionada nos tribunais pelo Instituto de Justiça Pacífica, um grupo civil que se descreve como “defensor da religião, da família, e de outros direitos constitucionais”. Em nota à emissora, o instituto informou que iniciou o processo nesta segunda-feira e argumentou que a proibição viola a Primeira Ementa da Constituição americana.

O presidente da organização que promove a “terapia reparativa”, a Associação Nacional de Pesquisa e Terapia de Homossexualismo, chamou a lei de “um novo triunfo do ativismo político sobre a razão da ciência”. Até o momento, a legislação continua aprovada.



Fonte: Extra Globo
---------------