segunda-feira, 11 de março de 2013

Sociedade Brasileira de Genética reitera posição de Eli Vieira sobre homossexualismo e genética

A Sociedade Brasileira de Genética (SBG) divulgou uma nota em seu site oficial reiterando as afirmações feitas pelo biólogo geneticista Eli Vieira (foto), da universidade de Cambridge, na Inglaterra, em vídeo publicado no início de fevereiro provando que existem bases genéticas na homossexualidade de um indivíduo.

Eli Vieira rebateu as afirmações do pastor Silas Malafaia no programa De Frente Com Gabi, do SBT, que vem causando bastante polêmica. Na entrevista à jornalista Marília Gabriela, Malafaia afirmou que ninguém nasce gay e que isso é questão comportamental e não tem nada a ver com genética. “Não existe gene homossexual, existe ordem cromossômica de macho e fêmea”, declarou o pastor.

Vieira afirmou, em seu vídeo, que pesquisas mostram haver ligação entre a homossexualidade e a genética. “Posso garantir, com base em literatura farta, que, sim, existe uma contribuição dos genes na manifestação da orientação sexual. Isso não é passível de ser negado mais, já se acumulam muitos estudos”, garantiu Vieira.

Após muita polêmica e acusações de ambos os lados, a SBG decidiu divulgar sua posição a respeito do assunto e publicou, reiterando as afirmações do geneticista.

“A Sociedade Brasileira de Genética endossa as informações fornecidas pelo biólogo Eli Vieira em resposta ao pastor e psicólogo Silas Malafaia acerca das bases genéticas da orientação sexual."

Segundo a SBG, a orientação sexual humana é uma característica multifatorial, influenciada tanto pelos genes como também pelo ambiente. "Há fortes evidências de que o substrato neurobiológico para a orientação sexual já está presente nos primeiros anos de vida. Não há evidência de nenhuma variável ambiental controlável capaz de modificar de maneira permanente a orientação sexual de um indivíduo."

"Assim, essa faceta do comportamento humano é resultado de uma interação complexa entre genes e ambiente, em que nenhum dos dois tem efeito determinante por si só. Alegar que a genética nada tem a contribuir na compreensão da origem deste comportamento é ignorar meio século de avanços na nossa área", acrescentou a organização.

Na nota divulgada, a SBG diz ainda que entende também, que os fatos acerca dessa questão são desvinculados do debate ético sobre os direitos das pessoas que manifestam orientações sexuais e identidades de gênero.

Em resposta à manifestação da SBG, o pastor Malafaia se pronunciou em seu site, dizendo que as afirmações da SBG não comprovam nada, pois não há provas de que genes produzem “o comportamento homossexual” e convida a SBG a desmenti-lo, se isso não for verdade. “O tiro saiu pela culatra”, disse o pastor, pois “fortes evidências não indicam a verdade científica”.

Malafaia afirma, também, que a SBG perdeu a oportunidade de ficar calada frente às alegações de Vieira, mas preferiu “ser simpática à causa gay”.



Fonte:  The Christian Post
--------------------