quinta-feira, 26 de abril de 2012

Fiéis de toda a Rússia fazem atos em defesa da Igreja Ortodoxa

Religiosos reagem às recentes manifestações contra a instituição em ato de desagravo à Igreja, junto à Catedral de Cristo Salvador, em Moscou

Milhares de fiéis da Igreja Ortodoxa Russa se manifestaram em todo o país, neste domingo, 22, em atos em favor da fé e em defesa das coisas sagradas. Em Moscou, ao ar livre, em redor da Catedral de Cristo Salvador, o chefe da Igreja, Patriarca Kirill, conduziu a liturgia conclamando por uma oração que disse ser “pela nossa fé, nossa Igreja, nossos objetos sagrados e nossa Pátria-Mãe”. O líder religioso estava acompanhado de bispos e sacerdotes, que levavam nas mãos peças que teriam sido profanadas por vândalos, segundo as palavras de Kirill. O ato se multiplicou por muitas outras catedrais do país.

Na noite de sábado, 21, cerca de 700 motociclistas também se manifestaram em apoio à Igreja. Membros do Clube de Motociclismo Lobos da Noite, eles se concentraram próximo ao prédio da Universidade Lomonosov, de onde partiram para um passeio pelas avenidas de Moscou.

A agência de notícias russas RIA Novosti informa que têm sido registrados casos de desrespeito religioso desde que, em fevereiro, duas integrantes do conjunto de rock Pussy Riot, Maria Alyokhina e Nadezhda Tolokonnikova, em roupas sumárias, dançaram junto ao altar da Catedral de Cristo Salvador, insultando os sacerdotes e os fiéis e terminando presas.

Na celebração da Páscoa ortodoxa, no domingo, 15, o Kremlin divulgou uma declaração do Presidente Dmitri Medvedev, em que ele agradeceu ao Patriarca Kirill pelo papel que a Igreja tem exercido no país. Então, o presidente destacou o que classificou de esforços do clero no sentido de resgatar a espiritualidade da população, de manter a paz e de bem conduzir os jovens russos. Segundo o texto distribuído por sua assessoria, Medvedev disse também que a Igreja Ortodoxa Russa tem sido sempre a mantenedora das tradições do povo e das coisas sagradas, e servido aos interesses da união e da consolidação do país.



Fonte: Diário da Rússia
-----------------------