terça-feira, 24 de abril de 2012

Mulheres tecem relações entre igrejas da Ilha e dos Estados Unidos

Nancy (ao centro): há oito anos buscando o intercâmbio

Ela tece os fios entre igrejas dos dois países – Cuba e Estados Unidos. “Oito anos vindo a este país mudaram minha visão da vida e contribuiu a aprofundar meus sentimentos e minha fé pessoal”, declarou a estadunidense Nancy Albrecht que, à frente de um grupo de pessoas, visita congregações da Ilha.

“Creio que é muito importante viver as relações entre nossos dois países e ganhar em informação uns sobre os outros, como uma maneira a mais de aproximação entre nossos povos”, disse Nancy. Ela integra o projeto da igreja de Plymouth, em Minneapolis, Minnesota, conhecido como Cuba-Conection.

Quando o grupo termina o seu roteiro, Nancy fica, pelo menos, mais um mês quando realiza oficinas com tecidos na congregação batista “Emanuel”, na província de Cego de Ávila, no centro de Cuba. Nesta edição e inspiradas por uma cubana que perdeu um filho jovem, as mulheres artesãs produziram bonecas e bonecos dedicados a pessoas que estão passando por luto em Minneapolis, como gesto de solidariedade para com os que sofrem, e como parte de um programa de acompanhamento. Também teceram “estolas do consolo”, uma espécie de chale tecido com o pensamento voltado a uma pessoa enferma, que a recebe de presente.

Integrado ao seu programa social de ajuda, a Igreja de Plymouth organiza viagens a Cuba há uma década. Com essas viagens ela quer mostrar aos seus membros a realidade cubana e levantar as sequelas que o bloqueio norte-americano, em vigência há mais de 50 anos, gera na Ilha.

Em Minnesota, Nancy coordena a pastoral da terapia de consolo voltada a pessoas em luto ou doentes terminais.



Fonte: Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)
---------------------------------------------------------------