segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O poder de um testemunho

"Ele respondeu: 'Não sei se ele é pecador ou não. Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo!'" (João 9:25)

É interessante notar como o apóstolo Paulo usava frequentemente o seu testemunho pessoal para se dirigir a pessoas sem fé. Embora ele fosse um orador brilhante, uma pessoa extremamente bem informada sobre as Escrituras, ele sempre começava com seu testemunho pessoal. Sabe por que? Porque ele fazia disso uma ponte para chegar àqueles que não criam.

É difícil para as pessoas se imaginarem sendo diferentes daquilo que são hoje. Quando nos ouvem dando louvores a Deus e falando sobre a Sua bondade, normalmente pensam: "- de onde essas pessoas vieram?" Ficam surpresas quando nos ouvem dizer: "Eu nem sempre fui assim. Foi Cristo que me transformou." E é isso que impressiona as pessoas. O testemunho pessoal é uma ferramenta poderosa.

Mas, quando você compartilhar seu testemunho pessoal, não dê importância exagerada aos fatos passados. O homem cego que foi tocado por Jesus, simplesmente disse: "Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo!" (João 9:25). Lembre-se de como você costumava se sentir. Quando eu conto a minha própria história, em vez de envolvê-la em retórica religiosa, eu compartilho a maneira como eu me sentia. Ao compartilharmos nossa história com alguém, é provável que essa pessoa pense: "é assim que me sinto agora".

A partir dessa identificação, podemos então passar para o tema principal: o Evangelho. Ou seja: você usa o seu testemunho pessoal para construir uma ponte e dizer: "Essa é a mensagem que eu ouvi. O que você acha disso?" O seu testemunho pessoal é uma forma de compartilhar o Evangelho sem, de cara, "despejar" toda a mensagem de uma só vez. É uma forma de construir uma ponte e não de destruir uma.

Sempre que você compartilhar seu testemunho pessoal, procure criar um link para a cruz. Como Paulo disse: "Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado" (1 Coríntios 2:2). É aí que está o verdadeiro poder: na história de Jesus Cristo e na Sua morte na cruz. 
Ele pagou pelos pecados da humanidade e nunca devemos nos cansar de dizer isso.




Fonte: Devocionais Diários
-----------------------