sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Pesquisa revela que os cristãos são o maior grupo religioso do mundo

Os cristãos são o grupo religioso mais numeroso do mundo, com 2,2 bilhões de pessoas, mas as pessoas sem filiação ou orientação religiosa já ocupam o terceiro lugar segundo um estudo publicado nesta terça-feira pelo Fórum Pew de Religião e Vida Pública.

Pew acumulou dados do tamanho e da distribuição geográfica dos sete maiores grupos religiosos, e também contabilizando os não-crentes.

Descobriu que os cristãos são em torno de 32% da população mundial, seguidos pelos muçulmanos (23%), o segundo maior grupo, com 1,6 bilhão de crentes.

O estudo aponta que o terceiro maior grupo engloba as pessoas sem filiação a qualquer religião, os ateus e agnósticos, que totalizam 16%, um dado significativo, já que representam 1,1 bilhão de pessoas em todo mundo.

Em seguida, mas em termos de grupo religioso, os hinduístas ocupam o terceiro lugar, com um bilhão de pessoas (15%), seguidos dos budistas, com 500 milhões de crentes (7%) e dos judeus, que aglutinam 14 milhões de seguidores (0,2%).

O estudo demográfico mundial realizado em mais de 230 países e territórios descobriu que mais de oito pessoas em dez, ou 5,8 bilhões de pessoas, se identificam com um grupo religioso.

Mais de 400 milhões de pessoas (6%) praticam várias tradições, incluindo as religiões tradicionais da África, as dos aborígenes ou as relacionadas com o folclore, revelou a pesquisa.

O Fórum Pew assegurou que o estudo, no qual a filiação religiosa estava baseada na identificação pessoal, não tentou medir o grau com que estes fieis observam sua fé.



Fonte: AFP
---------