quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Pecado e Sofrimento

"Pois não me agrada a morte de ninguém; palavra do Soberano Senhor. Arrependam-se e vivam!" (Ezequiel 18:32)

Há problemas que podemos trazer para as nossas vidas como consequência do pecado. Não estou dizendo que, por exemplo, alguém com uma doença física esteja sendo punido pelo seu pecado. A Escritura nos ensina que mesmo os filhos de Deus irão sofrer. Mas, na verdade, é preciso olhar mais a fundo a história de Jó e tudo o que ele passou. Não era porque Jó era mau, mas exatamente porque ele era justo, o Senhor permitiu que sua vida fosse testada. Três vezes o apóstolo Paulo pediu ao Senhor para tirar-lhe a aflição física que o acometia. Mas, em vez de curar Paulo, o Senhor respondeu: "Minha graça te basta [...]" (2 Coríntios 12:9).

Por outro lado, há problemas sim, que podemos trazer sobre nós mesmos. Um alcoolista pode precisar de um transplante de fígado. Alguém que leva uma vida sexual imoral pode contrair alguma doença venérea. Podemos dizer que tais pessoas trouxeram esses problemas para as suas vidas, pelas suas próprias escolhas pecaminosas. Logo, há penalidades que podem entrar desnecessariamente em nossas vidas,  simplesmente por causa de nossos pecados.

Não sabemos se o homem paralítico no tanque de Betesda em João 5 nasceu assim ou se ele desenvolveu essa condição durante a vida adulta. Mas, sabemos que Jesus lhe disse: "[...] Não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça" (João 5:14). Dessa forma, podemos concluir que este homem fez algo que trouxe este pecado sobre ele; e, por 38 longos anos, teve que lidar com a sua aflição.

Já ouvi histórias de pessoas que chegaram à fé enquanto enfrentavam a morte. Inseguras, elas se voltavam para Deus. Como o salmista disse: "Antes de ser castigado, eu andava desviado, mas agora obedeço à tua palavra" (Salmo 119:67).

Às vezes, somente a calamidade, a doença ou a tragédia nos põem de joelhos, fazendo-nos voltar para Deus. E, se é disso que precisamos, então é melhor estarmos doentes com Deus, do que saudáveis sem Ele.



Fonte: Devocionais Diários
------------------------