sábado, 15 de dezembro de 2012

Grã-Bretanha autoriza casamento religioso gay

O governo britânico se prepara para autorizar a celebração de uniões entre homossexuais em centros religiosos, indicou nesta sexta-feira uma fonte governamental. A decisão ainda deverá ser submetida à apreciação das diferentes comunidades.

A ministra da Cultura encarregada da Igualdade, Maria Miller, deve propor na próxima semana que as organizações religiosas tenham mais possibilidade de unir as pessoas do mesmo sexo.

O governo deverá insistir no fato de que nenhuma obrigação será feita às autoridades religiosas para que atendam a essas orientações.

Várias igrejas, como a Igreja Anglicana e a Igreja Católica, já manifestaram a sua oposição durante a consulta realizada pelo governo. A questão divide também o Partido Conservador do primeiro-ministro David Cameron.

Mas outros grupos religiosos, como os quakers e algumas correntes liberais do Judaísmo, estão abertos aos casamentos entre pessoas do mesmo sexo. "Sou um partidário fervoroso do casamento e não quero que os homossexuais sejam excluídos desta grande instituição", declarou nesta sexta-feira o chefe do governo.

"Mas que as coisas fiquem bem claras: se uma igreja, uma sinagoga ou uma mesquita não quiser celebrar casamentos entre homossexuais, ela não será de forma alguma forçada a fazê-lo", acrescentou, ressaltando que o Parlamento teria "que se pronunciar livremente" por votação.



Fonte: AFP
--------