quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Qual a diferença entre o Amor e a Paixão?

Pensando sobre vida sentimental, duas coisas que são parecidas e ao mesmo tempo são totalmente distintas em sua essência, são o amor e a paixão. Então qual a diferença entre elas?

Estamos longe de  esgotar o assunto, mas sucintamente, colocarei uma citação e farei uma conclusão.

Segundo o Terapeuta Familiar Josué Gonçalves:

Para saber qual a diferença entre Amor e Paixão, basta fazer uma leitura cuidadosa de 1Co 13.1-8. Ao descrever sobre as características do verdadeiro amor, o apóstolo Paulo diz:

"O amor é paciente" - Sabe esperar, a paixão é sempre precipitada.

"O amor não arde em ciúmes" - Confia no companheiro(a). A paixão, os apaixonados são doentes de ciúmes.

"O amor não se conduz inconvenientemente" - Sabe se comportar respeitando princípios. A paixão fere princípios para satisfazer desejos muitas vezes fora de controle.

"O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba..." O amor, do qual Paulo fala, é o sentimento que vai amadurecendo com o passar do tempo. A Paixão é passageira e quando termina, quase sempre se transforma em ódio.

(Gonçalves, Josué. 101 Erros que os Namorados Não Podem Cometer. São Paulo: Mensagem para todos, 2002. p.81)

Há pessoas que vivem de paixões a paixões, seguem um enganoso coração, o qual é vacilante, características de pessoas instáveis, a paixão é  acompanhada de um sentimento de posse. Quem ama, não exige algo em troca, o amor não é egoísta, antes pensa no outro, e, o simples fato de ver a outra pessoa feliz já alegra o seu coração. E se quem ama pensa no outro, então este sendo cristão, ele quer vê-lo cumprindo a vontade de Deus. Entretanto a paixão exige exclusividade, é egoísta, "se não estiver comigo não quero que seja feliz com ninguém..." Enquanto isso o que ama, alegra-se com a felicidade do outro, independente de com quem esta está.

A paixão é puramente sentimental, o amor é essencialmente racional - porém associado a um puro sentimento indescritível. 

A paixão, geralmente tem um início avassalador e um final triste."O amor jamais acaba, não perece" (1Co 13.8), talvez por ele ser um dom de Deus, e por partir de uma decisão, ou seja, você decide amar aquela pessoa.

Eu concluiria dizendo que a Paixão é uma atração Física e o Amor é uma atração na Alma. (E essa é frase é minha, rs)

Obedecer é sempre o melhor caminho, o mandamento é amar, o meu desafio é amar, não só Àquela que o Senhor tem preparado, mas  também aqueles que possam não gostar de mim!



Fonte: Wellington Guimarães em seu blog
-----------------------------------