domingo, 30 de dezembro de 2012

O que fazer até dia 31 de dezembro?

Como não chegou ainda dia 31 de dezembro, temos alguns dias ainda para aproveitar, mas o que fazer até dia 31 de dezembro? O que planejar ou pensar? Em vez apenas disso, planejar ou pensar, quero sugerir algo que estou tentando fazer mais: orar! Orar anda meio fora de “moda’, ainda mais em um mundo que pouco cultiva o sobrenatural.

Mas nesta reta final de ano, resolvi intensificar mais minhas “batidas” na “porta” do céu. Não talvez com a intensidade precisa, mais com um desejo imenso: de continuar pensando, mas de apresentar cada pensamento diante do Pai. Ouvi de certo pastor esse ano, que parece não gostarmos mais de orar. Algumas vezes nossa fala em relação à alguma tomada de decisão precisa ou à algum problema é: “vou pensar, e não, vou orar”. O problema não está em pensar, aliás a fé e a oração não excluem isso, mais devemos praticar a disciplina da oração sempre (1 Tessalonicenses 5.17) e também quando tudo parece conturbado.

Isso pode ser muito terapêutico nesses últimos dias do ano. Em vez de montar em primazia uma lista de planos para executar a partir do dia 1º de janeiro, que tal colocar todas as coisas diante Daquele que conhece o futuro? Vejamos o que Paulo com inspiração do Espírito Santo diz a nós: “Não se aflijam com nada; ao invés disso, orem a respeito de tudo; contem a Deus as necessidades de vocês, e não se esqueçam de agradecer-Lhe suas respostas.” (Filipenses 4.6 Bíblia Viva - BV). Veja que o apóstolo diz que devemos colocar todas as coisas diante de Deus! O que será que estamos esperando? Um trecho de um hino tradicional ajuda-nos a entender quando falhamos em oração: “(...) Oh! que paz perdemos sempre/Oh! que dor de coração/só porque nós não levamos/tudo a Cristo em oração (...)”. O melhor que fazemos quando nos falta direção é buscarmos a presença de Deus!

Às vezes ou sempre, precisamos nos desligar de muitas coisas para buscarmos a Deus. Precisamos tirar nosso próprio orgulho de tentar planejar tudo sem Deus e nos humilharmos em Sua presença (veja, Tiago 4.10). Precisamos orar em nome de Jesus, e orar em Seu nome é orar como se fôssemos o próprio Cristo pedindo tudo conforme a vontade de Seu Pai (veja, João 15.16). Assim, orando em nome de Jesus teremos a certeza de Sua resposta, como nos diz a Bíblia: “E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.” (veja, 1 João 5.14).

E então, você aceita o convite de juntos estarmos na presença do Deus conosco (Veja, Mateus 1.23)? Vamos gastar estes últimos dias de dezembro com oração em vez de persistir somente nos nossos planos? Vamos apresentar nossas listas de planos ao Senhor e ouvir o que Ele tem a nos dizer? E aí, aceita o convite? E depois do dia 31, paramos de orar? Como diz Max Lucado: “ore primeiro; depois, ore mais” .




Fonte: Andrei C. S. Soares em Sou da Promessa
-------------------------------------