domingo, 16 de dezembro de 2012

Por que acreditar numa mentira?

A confusão religiosa e suas variadas doutrinas contraditórias provam que o diabo e seus servos são enganadores eficientes (João 8:44). Desde que Deus não é autor de confusão (1 Coríntios 14:33), as muitas falsas doutrinas ensinadas em diversas denominações, nos dias de hoje, não vêm de Deus. Não é surpresa que o mesmo mal que tem estado pervertendo e negando as palavras de Deus desde o Jardim do Éden esteja ainda plantando as sementes do engano. Ele até encontra pastores prontos a servir como seus cúmplices na pilhagem dos fracos cordeirinhos (Atos 20:28-30).

Mas como alguém se deixaria enganar? Paulo oferece uma explicação dos motivos para acreditar em mentiras em 2 Tessalonicenses 2:9-12. As pessoas enganadas pela astúcia de Satanás "não acolheram o amor à verdade para serem salvos." Não é suficiente conhecer a verdade. Temos que amar a verdade. Há muitas pessoas que estudam a Bíblia por curiosidade, ou vaidade, ou por razões acadêmicas, mas que não abordam as escrituras com a humildade necessária para permitir ao Senhor mudá-las e moldar o seu caráter. Elas não amam a verdade, e são assim presas fáceis para o diabo.

Paulo menciona outro fator: "deleitam-se com a injustiça." Quando uma pessoa quer uma desculpa para justificar o pecado em sua vida, ela não estudará a Bíblia com um coração honesto e aberto necessário a entendê-la. Você pode freqüentemente ouvir esta atitude nos comentários daqueles que querem defender suas práticas peca-minosas: "Onde se diz na Bíblia que eu não posso. . . ?" A atitude adequada não defende o mal, mas pergunta: "O que o Senhor quer que eu faça?" As pessoas que estão determinadas a justificar seus pecados não entendem a verdade. Suas mentes são carnais e incapazes de discernir a riqueza espiritual da mensagem de Deus (1 Coríntios 2:14).

Por que alguém acreditaria numa mentira? Porque a verdade frequentemente exige transformações penosas que a maioria das pessoas não está querendo fazer. O caminho do Senhor é difícil e solitário, mas conduz à vida eterna (Mateus 7:13-14).



Fonte: Dennis Allan em Estudos da Bíblia
------------------------------------