segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Você tem um poder. Use-o!

Você e eu somos limitados. Não podemos todas as coisas; apesar de alguns gurus da auto-ajuda defenderem a idéia de que “querer é poder”. Balela! Tolice! Nem sempre podemos decidir pelo que passaremos. Existe uma coisa chamada acaso. E muitas vezes ele nos reserva situações indesejáveis, e que temos de aceitar.

Mas, apesar de não podermos decidir pelo que passaremos sempre (eu disse sempre), podemos decidir como passaremos pelas situações que a vida nos reserva. Ou seja, você pode escolher como reagir. A isso chamamos “O PODER DE FAZER ESCOLHAS”. É isso mesmo, o poder da decisão, de escolher entre o bem e mal, entre o certo e o errado, entre A e B, entre rir da desgraça ou chorar de alegria. Você tem esse poder dado por Deus. Eu sei que às vezes somos tolhidos de nossos direitos e, por vezes, somos forçados a escolher algo que não queríamos, seja por repressão, medo etc. Ainda assim, você escolheu aceitar isso. Usou o poder de escolher.

Pois bem, que escolhas profissionais você tem feito? Que escolhas fez hoje que certamente irão influenciar quem você será amanhã? Sim, porque seu futuro está começando hoje, com as decisões que está tomando agora. Lembre-se de que mais importante do que onde você está é para onde você caminha. Sendo assim, que passos você tem decidido dar agora? Eles te levam para seu alvo, seu objetivo de crescimento, suas conquistas? Se você constatar que não, por favor, não culpe o mundo, a vida, os outros. A culpa é sua, que tem feito as escolhas erradas.

Como já afirmei, não podemos escolher todas as situações pelas quais passaremos. Mas admita, aceite, assuma que você sempre poderá escolher como reagirá a essas situações. Poderá escolher se algo irá lhe levar para baixo, ou lhe fazer mais diligente e determinado. Se irá lhe abater, ou lhe desafiar. Se irá lhe insultar e humilhar, ou reforçar sua auto-estima. A Bíblia é repleta de recomendações sobre como fazer uma escolha. Em minha opinião, a mais proveitosa delas, referente a nossa existência terrena, é a de escolher no que pensar. O apóstolo Paulo faz uma recomendação interessante aos filipenses, no cap. 4 e verso 8. Ele diz assim: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, que seja isso que ocupa vosso pensamento”.

Ou seja, Paulo deixa claro que podemos e devemos fazer uma escolha por pensar coisas boas, que elevem nossa alma, nosso espírito, nossa estima, e nosso caráter. E a razão é simples. Isso afetará diretamente quem somos. E quem somos determina o que fazemos, quanto e o que produzimos. E você deve dar muita atenção a isso, porque você enxerga no mundo o reflexo do que está cheia a sua mente. Se você a enche de tristeza, melancolia, ódio, raiva, vingança e outras coisas mais, é exatamente isso que encontrará no mundo. É por isso que Paulo faz outra recomendação. Em sua carta a Tito, cap. 1 e verso 15, ele diz: “Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.” Moral da história: você enxerga o que sua mente está cheia. Se quiser ver um mundo melhor, nutra-se de coisas boas, em primeiro lugar.

Duas coisas lhe influenciam por toda a sua existência: os livros que você lê (ou os programas que assiste) e as pessoas com quem se relaciona. Mais uma vez, uma questão de escolha. É lógico que, às vezes, precisamos conviver com certas pessoas indesejáveis, seja por força do trabalho, etc. Mas quem lhe disse que você está obrigado a se relacionar com elas, e ter de tomar as suas formas? Em hipótese alguma! Lembre-se de que relacionamento significa envolvimento, transformação. Por isso, escolha as melhores pessoas. Da mesma forma os livros, filmes, programas e também artigos e textos. O importante é que você exercite em seu favor o poder que Deus lhe deu, e que o diferencia de todos os outros animais terrestres, e que vivem por instinto: ESCOLHA! Mas faça isso com discernimento, sabedoria, senso de justiça e de amor ao próximo, para que sua escolha se pareça ao máximo com a escolha que o Pai faria para você.

Espero que esta leitura tenha sido uma boa escolha para seu futuro melhor.
Bênçãos e sucesso! 



Fonte: Paulo Angelin na Revista Enfoque
---------------------------------------