quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Remorso mata, arrependimento vivifica

A solução bíblica para os erros e pecados sempre foi o arrependimento genuíno para com Deus (Atos 20.20-21). O remorso pelos fracassos passados atormenta a mente daqueles que caíram. Pedro e Judas fracassaram no mesmo ponto: “negaram Jesus”. Mas um se arrependeu e viveu (Lucas 22.61-62 cf João 21.15-17), e o outro, sentiu remorso e se suicidou (Mateus 27.3-5).

O crente pode perder de vista a vontade de Deus, por causa de alguns erros cometidos, e se sentir incapacitado para corrigir a situação. Mas sentir remorso é inútil! Porque este corrói a nossa vitalidade espiritual, deixando-nos totalmente incapazes de prestar qualquer serviço útil a Deus, o qual “é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” - (1 Jo 1.7-9). As falhas devem ser confessadas a Deus, pois Ele prometeu usar de misericórdia para conosco e não se lembrar de nossos pecados passados (Hebreus 8.12). 

Ora, se Deus não vive reprisando o nosso passado, também nós não precisamos sofrer agonias por causa dele. Sim, devemos confessar e voltar as costas de uma vez por todas para todos os nossos pecados. Talvez não seja possível endireitar os erros cometidos, mas ao menos podemos pedir que o Senhor Jesus use o restante de nossas vidas para a Sua glória. Aqueles que vivem com o peso do remorso perpétuo em suas mentes somente conseguem juntar fracasso ao fracasso. Deus não é nenhum “pai cruel” que se deleita em fazer seus filhos de tolos. Antes ele é um “pai amoroso” e jamais nos dará uma pedra se lhe pedirmos um pão (Mt 7.9). Se o nosso desejo de buscar a vontade de Deus for sincero podemos estar certos de que Ele nos guiará em tudo, permitindo-nos tomar decisões acertadas. 

O lugar mais seguro que há no mundo inteiro sempre será o centro da perfeita vontade de Deus. Pisamos em lugar perigoso somente quando damos um passo para fora do plano de Deus. Aquele que toma as suas decisões sem buscar orientação de Deus fica vulnerável aos ataques de Satanás. Por outro lado, “aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, e descansa à sombra do Onipotente, diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio” - (Salmo 91.1-2). Entretanto, ninguém jamais aprendeu a andar de acordo com a perfeita vontade de Deus, sem primeiro cair em muitos erros. Os maiores santos têm aprendido a andar na vontade de Deus tal como uma criança aprende a andar após muitas quedas. A criança que teme cair talvez nunca aprenda a andar. Todavia, nunca devemos permitir que o medo nos impeça de avançar e de andar de conformidade com a vontade de Deus. 

Certamente nunca será fácil, mas é uma grande aventura andar com o Senhor Jesus Cristo. E ele prometeu nos levantar quando cairmos. “O Senhor firma os passos do homem bom, e no seu caminho se compraz; se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão” – (Salmo 37.23-24).

Quem quer andar no caminho do Senhor? “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que da presença do Senhor venham tempos de refrigério” (Atos 3.19-20). Deus está a cada instante com os que confiam nEle, pronto a oferecer “tempo de refrigério!”. Por isso, querido irmão, nunca se sinta só, pois Deus está com você! E nós também queremos estar ao seu lado. Estamos orando por você. Sabemos que o nosso melhor amigo é o Senhor Deus, o Todo-poderoso, e é esse Deus maravilhoso que nos ouve e nos responde conforme a Sua santa e perfeita vontade, e não a nossa. Que Deus abençoe a todos nós!




Fonte: Sebastião Passos Machado na Editora Ultimato
-------------------------------------------------