segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Mantra Gospel


Autor: Renato Vargens
Na maioria das igrejas evangélicas tupiniquins o tempo destinado a música é muito mais valorizado do que a pregação da Palavra de Deus. Para piorar a situação as canções ministradas afrontam diretamente as Sagradas Escrituras, até porque, suas letras e conteúdo são ensimesmadas, antropocêntricas e erotizadas.

Uma nova mania tem sido disseminada entre os evangélicos, que é o que denomino de Mantra Gospel. Mantras são poemas religiosos que originaram do hinduísmo, porém também são utilizados também no budismo. Os mantras são entoados como orações repetidas, contudo, não constituem propriamente um diálogo com Deus. Os hinduístas Acreditam que os mantras, por sua repetição, possuem uma energia sonora que movimenta outras energias que envolvem quem o entoa. O mantra gospel seria a repetição, em canções, de algumas frases durante 15, 20 ou 30 minutos.

Veja por exemplo essa canção da Nívea Soares:

Jesus, eu quero ficar contigo,eu quero ser teu amigo,
quero comer no teu prato,calçar os meus pés nos teus sapatos e arrastar...
Jesus, eu quero muito você, pegar tuas sandálias e esconder,
esconder pra você não sairpois eu quero estar perto de ti!
te abraçar
Jesus, eu quero deitar no teu colo,
Te contar tudo, tudo o que sei,
Descansar recostado em teu peito ouvindo o teu coração
E me acalmar...
Jesus, eu quero vestir sua camisa,
Com as mangas maiores que meus braços
Correr pela casa ao teu encontro
E me abandonar no teu abraço
E te abraçar.

Caro leitor, antes de qualquer coisa não me venha com essa idéia de licença poética. Licença poética é absolutamente diferente disso.

Isto posto, confesso que estou assustado com o fato de que canções com esta, chegam a ter uma conotação romântico-sensual. Ora, só falta os nossos vocacionados e abnegados cantores gospel parafrasearem Roberto Carlos cantando “como é grande o meu amor por você.”

Pois é, infelizmente parte da igreja de Cristo está mergulhada em esquisitices. Se não bastasse cantar de costas para o povo e voltado para a parede, cantam agora mantras enlouquecidos e horrivelmente erotizados.

Diante da apostasia que nos cerca, da confusão doutrinária evangélica, do pluralismo religioso, além da relativização de valores cristãos, precisamos URGENTEMENTE regressar à Palavra de Deus, fazendo dela nossa única regra de fé, prática e comportamento, até porque, somente assim firmados na Palavra imutável do Criador sobrepujaremos as batalhas desta lida.

Pense nisso!