domingo, 15 de abril de 2012

Bíblia está traduzida em 30 novos idiomas

No biênio 2010/2011, a Bíblia ou parte dela foi traduzida para 30 novos línguas, somando agora a oferta do texto bíblico em 2.539 idiomas, segundo Relatório Mundial de Tradução das Escrituras, divulgado pelas Sociedades Bíblicas Unidas (SBU). A Bíblia pode ser lidar, inclusive, no esperanto.

O secretário de Comunicação e Ação Social da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Erni Seibert, lembrou que existem mais de 6,9 mil línguas faladas no mundo. “Portanto, há ainda inúmeras pessoas que não têm acesso à mensagem e aos valores bíblicos na língua que lhes fala ao coração”, disse.

No Brasil, onde são falados mais de 185 idiomas por cerca de 200 grupos étnicos, entre indígenas e descendentes de imigrantes, a SBB apoia as iniciativas de organizações cristãs especializadas em tradução do texto bíblico. Nos últimos dez anos, esse trabalho se intensificou, gerando vários lançamentos. Entre 2010 e 2011, foram publicadas no Brasil obras em três idiomas pela primeira vez: Nadëb, Parakanã e Tembé.

O relatório das SBU não se restringe aos registros de traduções realizadas pela organização ou suas afiliadas. Ele inclui o trabalho de tradução e publicação das Escrituras realizado por diversas organizações, pois o documento tem o propósito de apresentar um panorama mundial do trabalho voltado à difusão da mensagem bíblica.

A África é o continente que lidera o número de traduções, com 743 idiomas, seguido pela Ásia, com 618 idiomas. Nas Américas, já foram realizadas 515 traduções. Os países da Oceania somam 449 traduções e os da Europa têm 210.



Fonte: Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)
---------------------------------------------------------------