quinta-feira, 12 de abril de 2012

Família mata parentes em oferta de sangue a "Santa Morte"

Silvia Meraz, junto com quatro menores, assassinou duas crianças de 10 anos e uma mulher

Uma família do município de Nacozari, no estado mexicano de Sonora, assassinou a três de seus próprios parentes em uma oferta de sangue a Santa Morte. Nos sacrifícios havíam participado quatro menores de idade.

A procuradoria sonorense deteve a oito membros da família Meraz, que entre dezembro de 2009 e março de 2012 mataram a duas crianças de 10 anos e a uma mulher de 55 durante rituais para pedir proteção, saúde e dinheiro à conhecida como "Menina Branca" no culto a “Santa Morte”. Degolaram e ofereceram o sangue das vitimas.

A INDUTORA

Todos os detidos apontaram Silvia Meraz, de 44 anos, como autora intelectual dos assassinatos e de convencer ao resto para degolar e oferecer o sangue a 'Santa Morte'.

Sua própria família a aponta como responsável de sacrificar a sua amiga Cleotilde em 2009, seu enteado Martín Ríos, de dez anos, e finalmente seu neto Jesús Octavio, também de dez anos, durante rituais de sangue e rezas celebrados no interior da casa e diante da imagem da Santa Morte.

A desaparição do último assassinado no mês passado, do pequeno Octavio, foi o que incendiou todos os alarmes. Sua morte nada tinha a ver com a violência da região, nem com ajustes de contas, nem com guerra entre cartéis.

A polícia começou então uma investigação que terminou na semana passada quando apareceram os três corpos enterrados em um terreno aos redores de Hermosillo.

"Silvia Meraz estava convencida de que ao oferecer sacrifícios humanos a Santa Morte, a mesma lhe traria benefícios tanto no econômico como na saúde e lhe daria proteção a família, por isso persuadiu ao resto da família".

OS MENORES

Ernesto Munro, secretário da Segurança Pública estatal, informou de que as autoridades tem em custódia a três crianças, de 1, 2 e 5 anos, que se presume ter participado no último crime, onde foi degolado Octavio, um menino de 10 anos.

Debaixo da tutela do Instituto de Tratamento e Aplicação de Medidas para Adolescentes ficou uma adolescente de 15 anos, que também parece ter participado dos assassinatos e que desde menina realizava culto a Santa Morte. Segundo Munro Palacio, a adolescente vê como algo normal a prática religiosa que realiza sua família.

Quanto aos detidos estão entre eles os quatro filhos de Silvia: Francisca Magdalena, Georgina Guadalupe e Silvia Yahaira, de 21, 20 e 15 anos, e Ramão Omar Palacios Meraz, de 28. E além deles Eduardo Sánchez Urieta e sua mulher, Zoyla Hada Santacruz Iriqui, que ofereceram um enteado como sacrifício. Jesús Octavio, a última vítima, era enteado de Martín Barrón Meraz, outro filho de Silvia Meraz.

O CULTO A SANTA MORTE

O culto a Santa Morte está muito difundido entre a delinquência e a marginalidade mexicana. De origem sincrética, funde elementos pré-hispânicos com elementos cristãos, ainda que as igrejas cristãs o rejeitem e a condenem como satânico.

A Igreja Santa Católica Apostólica Tradicional Mex-USA, "guardiã" deste culto, não está reconhecida oficialmente, mas suas atividades são toleradas e públicas.


Fonte: Protestante Digital
--------------------------