sábado, 14 de abril de 2012

Filho de pastor aplica esquema Ponzi nos fiéis de diversas congregações

Filho de um ministro cristão, Ephren W. Taylor II aproveitou o livre trânsito que tinha em algumas congregações, como a Igreja do Novo Nascimento, de Atlanta, e começou a oferecer dois programas de investimentos para os fiéis. Numa obra auto-descrita como "Capitalismo social" visou os investidores socialmente conscientes dessas igrejas, convencendo que os recursos seriam para ajudar comunidades carentes, mas que proporcionariam retornos saudáveis.

Depois de escrever três livros e aparecer em programas nacionais de televisão para oferecer suas oportunidades de investimento, além de anúncios na internet e em rádios, Ephren dedicou a maior parte do tempo para denegrir tipos de investimento tradicionais como fundos mútuos e o mercado de ações, rotulando-os como "tolo" e "perdedores de dinheiro".

A Securities and Exchange Comission, no entanto, descobriu estava em desenvolvimento um esquema Ponzi, pois através da sua City Capital Co. estavam sendo oferecidas notas promissórias com altas taxas de retornos, para o financiamento de pequenas empresas em áreas economicamente desfavorecidas e havia a promessa de que parte dos lucros seria destinada para a caridade. Porém, Ephren arrecadou mais de US$ 11 milhões entre 2008 e 2010, utilizando o dinheiro para pagar: os investidores mais antigos; suas despesas pessoais e da sua empresa, a City Capital; publicar e promover seus livros; contratação de consultores para refinar sua imagem pública; e financiar a carreira de cantora de sua mulher.

Agora Ephren terá de restituir o que tirou dos fiéis, pagar as multas estabelecidas pelo regulador ou ir para a cadeia. Além dele, também estão sendo processados a Capital City e seu ex-diretor de operações Wendy Connor, que recebeu centenas de milhares de dólares de salário e comissões.


Fonte: Nelson Priori em Monitor Mercantil
-----------------------------------------