domingo, 15 de abril de 2012

Freira de biquini provoca indignação e revolta em católicos dos EUA

A homenagem dos irmãos Bobby e Peter Farrelly (Quem Vai Ficar com Mary?, Passe Livre) aos Três Patetas finalmente chega aos cinemas nesta sexta-feira, nos Estados Unidos, após o filme passar quase uma década em desenvolvimento. A reação da crítica norte-americana tem variado de morna a negativa, enquanto a recepção do público só será conhecida no domingo, quando a estimativa de bilheteria for divulgada pela Fox. Mas mesmo antes da estreia, o filme já chamava a atenção da Liga Católica, que se revoltou contra os diretores e o estúdio devido a uma cena da comédia.

Em certo momento, Larry (Sean Hayes), Moe (Chris Diamantopoulos) e Curly (Will Sasso) encontram a modelo Kate Upton à beira de uma piscina e a beldade está usando um “biquíni de freira”, com um rosário pendurado no pescoço e que repousa sobre seus seios.

Segundo o site do The Hollywood Repórter, o presidente da Liga Católica (a maior organização católica antidifamatória dos Estados Unidos, conhecida por seu ultraconservadorismo), Bill Donohue, emitiu um comunicado ontem, dia 11, condenando o filme. “Nos anos 50, Hollywood geralmente era respeitosa com a religião. Hoje, se especializa em imbecilidades e faz piada com o Cristianismo, especialmente com o Catolicismo”, disse Donohue. “Os Três Patetas não é só mais um remake, é um marco cultural de valor sociológico, e o que ele diz sobre a forma como nós mudamos não é animadora.”

Donahue também condenou o personagem de Larry David no filme. O comediante também interpreta uma freira, que se chama “Irmã Mary-Mengele”, tomando emprestado o sobrenome do médico nazista Josef Mengele, o “Anjo da Morte”.

Em resposta, a Fox se pronunciou defendendo que o filme mantém o espírito da série de TV original dos Três Patetas. “As freiras a quem o Sr. Donahue se refere são, na verdade, personagens heróicas, ainda que dentro do contexto do filme”, disse um porta-voz do estúdio. E ele ainda concluiu: “Em relação ao traje de freira, penso que fizemos um favor ao público ao deixarmos Kate Upton usar o ‘nun-kini’ (trocadilho com “nun”, freira em inglês), ao invés de Larry David, pois poderia ter sido qualquer um dos dois. Convidamos todos a verem o filme e decidirem por si próprios.”

Os Três Patetas ainda vai demorar a chegar aos cinemas brasileiros. Inicialmente agendada para maio, a estreia foi adiada recentemente pela Fox para 17 de agosto.



Fonte: Cinema em Cena
---------------------