sexta-feira, 6 de abril de 2012

Jovens católicos se dizem menos religiosos, revela estudo

Pesquisa realizada pela emprega GFK e o diário La Republica em três cidades peruanas mostrou que menos de um terço dos jovens católicos dessas localidades se considera religioso. O levantamento revela que 41% do universo pesquisado se declaram religiosos, enquanto 59% se qualificam como pouco ou nada religioso.

Essas informações contrastam com o Censo Nacional da População, de 2007 , o qual registrou que 97,1% dos peruanos asseguraram pertencer a uma religião e 81,3% deles assinalaram confessar o catolicismo. Pesquisa realizada pela Universidade de Lima, em 2009, revelou que 77.5 % da população de Lima manifestaram sua pertença ao catolicismo.

Geograficamente, os peruanos mais religiosos concentram-se no sul do país, com 48%, enquanto na parte oriental 35% da população consideram-se pouco ou nada religiosos. Quanto às práticas ritualísticas, apenas 17% vão à missa uma ou mais vezes por semana, e 31,6% frequentam o templo uma vez ao mês. A sondagem aponta que só 11% dos jovens concorrem à missa ao menos uma vez por semana, percentual que se eleva para 23% quando se trata de pessoas maiores de 40 anos. Já 39% dos jovens ouvidos prestam devoção por algum santo ou santa.

A pesquisa revela que o controvertido cardeal Juan Luis Cipriani, representante máximo do Opus Dei no Peru, é aceito por 49% dos peruanos católicos, enquanto outros 41% o rejeitam. Os opositores mostraram inconformidade com as opiniões e ações políticas do cardeal, de modo especial no campo dos direitos humanos. Na década fujimorista, Cipriani respaldou as políticas estatais que, no contexto do conflito interno armado, incluíram violações aos direitos humanos.


Fonte: Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)
---------------------------------------------------------------