quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Burquini - mistura de burca e biquini

Em uma legítima revolução de lycra, uma roupa especial está levando as mulheres muçulmanas para as praias da Austrália. Trata-se do burquini - uma mistura entre burca, a vestimenta das mulheres seguidoras do Islã, e o biquíni. A roupa de banho já ganhava notoriedade no Oriente Médio e agora chegou de vez na Austrália. Com isso, muitas jovens muçulmanas se encorajaram a tentar a carreira de salva-vidas.
"Eu sou australiana, portanto, de certa forma eu sempre tive o estilo de vida local, mas o burquini me permitiu participar mais disso. Nós sempre fomos à praia, mas agora eu posso nadar", celebrou Mecca Laalaa, 22 anos à agência Reuters.
Ela é uma das 24 jovens australianas de ascendência árabe que se matricularam para um treinamento de 10 semanas no curso de salva-vidas.
A roupa cobre o corpo todo, inclusive com um capuz que protege a cabeça, deixando apenas o rosto à mostra. Por enquanto, pode ser encontrado apenas em preto, mas fabricantes locais já planejam confeccionar modelos vermelhos e amarelos, as cores do grupamento de salva-vidas da Autrália. A roupa custa cerca de US$ 160.
Na próxima Olimpíada o Irã irá permitir, pela primeira vez, que as mulheres de seu país participem das competições nas categorias aquáticas, tudo graças ao burquini, que permite que as mulheres possam competir sem mostrar as curvas dos seus corpos.
Fonte: Redação Terra/ http://neuroniox.blogspot.com/2008/07/burquine.html