sexta-feira, 16 de março de 2012

Chefe da Igreja Anglicana anuncia saída

Rowan Williams renunciará ao cargo até o fim de ano

O arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, líder espiritual da Igreja Anglicana, anunciou nesta sexta-feira que abandonará o cargo até o fim de 2012, após um mandato de 10 anos.

Williams, de 61 anos, informou que aceitou dirigir o Magdalene College, uma das faculdades da Universidade de Cambridge, a partir de janeiro de 2013.

"Tem sido um imenso privilégio servir como arcebispo de Canterbury durante a última década, e mudar não foi uma decisão fácil", afirma um comunicado divulgado pela residência oficial de Lambeth Palace.

"Durante o tempo que resta há muito que fazer e peço vossas orações e respaldo neste período e além", completa a nota.

Lambeth Palace informou que a rainha Elizabeth II, Governadora Suprema da Igreja Anglicana, será a responsável por nomear oficialmente o sucessor, que será eleito pela CNC (Comissão de Nomeações da Coroa).

Williams, consagrado bispo de Mammoth em 1991 e eleito arcebispo de Gales em 1999, ocupava o cargo de primado desde 2002.

Sua saída, que era objeto de especulações da imprensa há vários meses, acontece depois das profundas divisões criadas dentro da comunidade anglicana pela possível ordenação de mulheres e homossexuais como bispos.

Alguns bispos e sacerdotes tradicionalistas decidiram nos últimos anos abandonar a Igreja Anglicana e unir-se à Igreja Católica.

A Igreja Anglicana, que se separou da Católica no século XVI durante o reinado de Henrique VIII, tem atualmente 77 milhões de fiéis em todo o mundo.


Fonte: Band
-----------