quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Festival de Cinema de Veneza aposta em sexo e religião

Veneza está apostando em sexo e na cientologia para provocar o tipo de rebuliço que o mais antigo festival de cinema do mundo precisa para estar a frente de um número cada vez maior de rivais. No ano em que celebra seu 80º aniversário, o festival anual, realizado na ilha do Lido, compete com Toronto para atrair os melhores filmes e os maiores astros para seu tapete vermelho e o esfuziante circuito de festas.

A mostra da cidade tem ainda um novo desafio, um festival realizado em novembro em Roma, que aumentou suas credenciais ao contratar o respeitado diretor artístico de Veneza, Marco Mueller, substituído por Alberto Barbera, que está bem ciente de que preços elevados e a difícil infraestrutura no Lido favorecem os rivais.

"Roma e Veneza chegam em suas novas edições como boxeadores em um ringue", disse o crítico Jay Weissberg, da Variety. Ele escreve a partir de Roma e acompanha de perto os festivais italianos. "A guerra de palavras já chegou a imprensa nos últimos dois meses."

Barbera introduziu um pequeno mercado de filmes este ano para tornar Veneza mais atraente comercialmente para os estúdios, embora haja dúvidas sobre quantos negócios essa iniciativa irá gerar. Sua principal tarefa é atrair uma seleção de filmes que garanta a vinda de artistas classe A, burburinho na mídia e a divulgação mundial de cinema de alta qualidade e baixo orçamento. No papel, o evento marcado para o período de 29 de agosto a 8 de setembro, parece promissor.

George Clooney, presença constante em Veneza, dessa vez não estará presente e não haverá a presença de pesos-pesados como Angelina Jolie ou Johnny Depp. Mas um grupo de artistas mais jovens pode revigorar a imagem do festival. Zac Efron e Shia LaBeouf, populares entre o público na faixa dos 20 e poucos anos, tentam se distanciar de musicais e blockbusters, enquanto a atriz e cantora da Disney Selena Gomez, namorada de Justin Bieber, está na cidade para promover uma série de filmes.

Robert Redford e Julie Christie representam a velha geração e Rachel McAdams, Ben Affleck e o imprevisível Joaquin Phoenix estão entre as grandes atrações para rodadas de entrevistas e fotos de promoção.

O filme mais falado por enquanto é "The Master", história de Paul Thomas Anderson sobre um culto religioso que, segundo críticos, se assemelha à Cientologia. O próprio Anderson já teria afirmado que o papel de Lancaster Dodd, interpretado por Philip Seymour Hoffman, foi inspirado em L. Ron Hubbard, fundador da seita.

Mesmo assim, o diretor e o produtor Harvey Weinstein têm minimizado as comparações com a religião que tem entre seus seguidores os atores Tom Cruise e John Travolta, mas é considerada por oponentes um culto que persegue as pessoas que pretendem abandoná-lo.

O sexo também está na agenda, com o thriller "Passion", de Brian de Palma, cheio de cenas quentes com McAdams e Noomi Rapace. Sexo e religião se combinam em "Pieta", do sul-coreano Kim Ki-duk. Já Terrence Mallick volta ao circuito europeu com "To the Wonder", que traz cenas de nudez (e também Rachel McAddams no elenco).

Também na competição principal está "Bella Addormentata", de Marco Bellocchio. O filme conta a história de Eluana Englaro, uma mulher que ficou em estado vegetativo após um acidente de carro e lutou por muitos anos pelo direito a eutanásia, dividindo opiniões na Itália.

Michael Mann preside o júri que vai decidir os vencedores do Leão de Ouro. Ano passado, o prêmio foi para "Fausto", do russo Alexander Sokurov. Fora de competição, Reford aparece com o thriller político "The Company You Keep", no qual interpreta um militante de esquerda perseguido por um agressivo repórter (Shia LaBeouf).

O filme de abertura será "A fundamentalista relutante", de Mira Nair, que acompanha um imigrante paquistanês nos EUA cuja vida fica de cabeça para baixo após o 11 de setembro. A diretora indiana é uma das muitas mulheres no festival, entre elas a saudita Haifaa al-Mansour, que garante que seu longa-metragem, "Wadjda", é o primeiro inteiramente filmado no país árabe.




Fonte: O Globo
--------------