sábado, 25 de agosto de 2012

Candidatos à Presidência dos Estados Unidos, Obama e Romney falam sobre fé pela primeira vez na campanha

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e o pré-candidato presidencial republicano, Mitt Romney, falaram pela primeira vez durante a campanha eleitoral sobre sua fé religiosa.

Em entrevista divulgada nesta terça-feira pela "Cathedral Age", revista trimestral da Catedral Nacional de Washington (comunhão anglicana), Romney, ex-governador de Massachusetts, que é mórmon, afirmou que a fé é "uma parte integral" de sua vida e contou sobre os serviços que presta em sua igreja.

"Minha fé se baseia na convicção de que uma das consequências de nossa humanidade é a responsabilidade que devemos ter uns com os outros", explicou o republicano. Para Obama, que se declara cristão, sua fé o faz consciente de que é "amado" por Deus.

A revista, que tem uma tiragem de 30 mil exemplares, apresentou um questionário de oito perguntas idênticas a ambas campanhas e publicou as respostas na íntegra dos dois candidatos à Presidência.

"Em primeiro lugar, minha fé cristã me dá uma perspectiva e uma segurança que não acho que pudesse ter de outra maneira: sou amado. No final, Deus é quem tem o controle, e minha principal responsabilidade é amar a Deus com todo meu coração, alma e mente, e amar a meu próximo como a mim mesmo", disse o atual presidente.

Obama ressaltou além disso que sua fé cresceu durante o exercício da Presidência. "Este escritório tende a fazer com que a pessoa reze mais, e como o presidente Lincoln disse uma vez: ''me coloquei de joelhos muitas vezes pela arrasadora convicção de que não tinha outro lugar para ir", acrescentou.

A revista pediu a cada candidato que citasse sua passagem favorita das Escrituras, uma oração ou outras "palavras de sabedoria". Romney citou o Evangelho de São Mateus: "porque tive fome, e me destes de comer, tive sede, e me destes de beber; fui estrangeiro, e me acolhestes; estive nu, e me vestistes".

Por sua vez, Obama citou os versículos do profeta Isaías 40:31 e o Salmo 46, que começa: "Deus é nosso amparo e fortaleza, nosso breve auxílio nas tribulações", verso que leu no 10º aniversário dos atentados de 11 de setembro.

No domingo, Obama e Romney assistiram a ritos religiosos com suas famílias - o presidente na Igreja Episcopal de San Juan, em frente à Casa Branca, e o republicano em uma reunião sacramental na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Wolfeboro, no estado de New Hampshire.



Fonte: EFE

---------