sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Que negócio é esse de “pais da igreja”?

“Só Deus é o Pai da Igreja!”

Essa foi uma resposta energética que recebi quando conversei sobre os “pais da igreja” com certa pessoa. Talvez você pense o mesmo. Contudo, deixe-me esclarecer o que significa essa expressão para você. Michael A G Haykin, em seu livro Redescobrindo os Pais da Igreja, escreve:

Em um verbete sobre “patrística”, no Dicionário da Igreja Cristã de Oxoford, uma obra de referência padrão sobre o cristianismo, os pais da igreja são descritos como aqueles autores que “escreveram entre o final do século I… e o final do século VIII”; e isso abrange o que é chamado de “Era Patrística”. Estes autores, prossegue a verbete,defenderam o evangelho de heresias e enganos; eles apresentaram comentários abrangentes sobre a Bíblia, explicativos, doutrinários e práticos, e publicaram inúmeros sermões, principalmente sobre o mesmo assunto; exibiram o significado e as implicações dos credos; registraram acontecimentos passados e presentes na história da igreja; e relacionaram a fé cristã com o melhor pensamento de sua própria época.

Colocando em termos mais explícitos: você não é primeiro cristão do mundo, sabia? Antes de você, por dois mil anos, houve outros cristãos que lutaram pela fé e pela sã doutrina. Alguns desses cristãos que lutaram entre o final do século I e o final do século VIII são chamados de “pais da igreja”, porque fundamentaram e sistematizaram muitas das doutrinas fundamentais do cristianismo (como Trindade, as Duas Naturezas de Cristo, etc., além de terem reconhecido o Cânon – sim, a Bíblia que você usa hoje). Isso não significa que eles eram inerrantes, mas quem os despreza, despreza os ombros sobre os quais está de pé.

Haykin continua e apresenta alguns motivos porque há este desprezo:

A verdade da questão é que muitos evangélicos contemporâneos desconhecem ou se sentem incomodados com os pais da igreja. [1]Sem dúvida, anos de menosprezo da tradição e de luta contra o catolicismo romano e a ortodoxia ocidental, com seus “santos” da igreja antiga, têm contribuído, em parte, para este cenário de ignorância e incômodo. [2] Além disso, certas tendências de fundamentalismo anti-intelectual têm desencorajado o interesse nesse “mundo distante” da história da igreja. E a esquisitice de muito daquela época da igreja antiga se tornou uma barreira para alguns evangélicos em sua leitura sobre os primeiros séculos da igreja. [3] Finalmente, um desejo intenso de ser uma “pessoa do Livro” – um desejo eminentemente digno – tem levado, também, a uma falta de interesse em outros estudantes das Escrituras que viveram naquele primeiro período da história da igreja depois da era apostólica. Charles Haddon Spurgeon (1834-1892) – que certamente não poderia ser acusado de elevar a tradição ao nível, ou acima, das Escrituras – disse muito bem: “Parece estranho que certos homens que falam tanto sobre o que o Espírito Santo lhes revela pensem tão pouco no que ele revelou a outros”. (grifo do autor)
Dentro do primeiro ponto (rejeição do catolicismo romano e da ortodoxia ocidental), alguns imaginam que os “pais da igreja” eram todos pomposos como os “papa” moderno – e, por isso, não mereceriam crédito. Apesar do argumento ser falho em si mesmo, deixe-me mostrar alguns fatos históricos interessantes, apontados por Bojidar Marinov:

Teodoreto e outros historiadores eclesiásticos, baseados no relato de Eusébio, um participante no Concílio, nos diz algo muito peculiar sobre o Concílio de Nicéia: a maioria dos bispos presentes estava aleijada ou desfigurada. Alguns tinham um só olho, outros sem algum membro. Todos carregavam no corpo as marcas da perseguição. Poucos hoje sabem que todos os bispos presentes no primeiro Concílio tinham passado por severas perseguições.

Você sabia disso? Eles carregaram as marcas de Cristo no corpo deles, como Paulo diz.

Novamente, isso não significa que eles eram inerrantes ou que toda pessoa que se dizia cristã naquele período é recomendável, assim como hoje (apesar de muitos ignorarem), há mestres sadios e falsos mestres. Mas espero que você considere com mais carinho esses heróis da fé que vieram bem antes de nós.



Fonte: Blog Fiel
----------------