quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Idosa de 80 anos tenta restaurar afresco do século XIX na Espanha e transforma Cristo em macaco

Era suposto ser uma simples restauração de um quadro do século XIX, que adornava as paredes de uma capela do município de Borja, em Espanha. No entanto, quando a octogenária responsável pelo restauro apresentou o seu trabalho, o que antes era uma representação de Jesus Cristo, transformou-se num macaco.

Considerada já por muitos “a pior restauração de todos os tempos”, a obra foi o resultado da “ação espontânea” da idosa, que agarrou no quadro e restaurou-o “sem dizer nada a ninguém”, conforme referiu ao El País o conselheiro da Cultura do Consistório, Juan Maria de Ojeda.

A pintura original, de nome Ecce Homo (em latim “Eis o homem”), da autoria de Elías García Martínez, um pintor do século XIX, era uma representação de Jesus Cristo e foi oferecido pelo artista como forma de homenagear a cidade. O resultado do restauro está a espalhar-se na internet e nas redes sociais, e já há quem lhe tenha dado um novo título: em vez de “Ecce Homo”, chamam-lhe “Ecce Mono”, ou seja, “Eis o macaco”, devido às parecenças da figura com o animal.

A octogenária, ao aperceber-se do resultado final, avisou o responsável do patrimônio cultural de Borja e confessou os prejuízos causados, admitindo que a tinha movido “a boa intenção.”

De acordo com o El País, a Câmara Municipal de Borja já contatou os familiares do autor da obra original, para que estes doem os esboços da mesma, por forma a tentar recuperá-la. Um grupo de especialistas em restauro também já foi contratado, mas, segundo o vereador do município, parece “muito difícil” recuperar a pintura.



Fonte: PT Jornal
---------------