quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Uma palavra aos solteiros…


Quando comecei a escrever esse blog, confesso que não tinha muitas pretensões se não “desatolar” a cabeça um pouco. A cada semana, me obrigo a escrever pelo menos um post. Alguns dizem que preferem escrever apenas quando vem a inspiração e eu sou completamente a favor disso. Porém, tenho curtido a disciplina de produzir um texto a cada semana. Nem todos são um sucesso. Ironicamente, alguns dos que mais gostei de escrever são os menos acessados. Inversamente, alguns que escrevi sem dar muita atenção foram os mais acessados do site.

Meu último post foi a primeira vez que coloquei o coração e mente num texto que produziu um resultado numérico surpreendente. Não me pauto por números, mas confesso que quando vejo um texto sendo lido por várias pessoas, isso me anima.

Os textos que mais geram acessos ao blog são aqueles sobre relacionamentos e namoros. Nunca me considerei uma pessoa “resolvida” quanto a este assunto, mas me senti humilhado pela resposta a eles. Fico tremendamente agradecido a você, caro leitor, e peço a Deus que eu possa continuar a ser inspirado para escrever textos que venham a ajudar.

Porém… com tanto sendo dito sobre relacionamentos, me peguei pensando em algo que ainda não abordei. Há hoje inúmeros movimentos e pregações que falam sobre o prazer da espera e a importância de se manter fiel para aquela pessoa especial que há de vir. Não falo isso a nível de crítica, até porque eu mesmo escrevi isso. Mas hoje meu coração pesa pelos solteiros.

A fé do cristão não é uma série de chavões a serem sacados para consolar cada dificuldade que passamos. Quando alguém fala da dificuldade de se manter fiel a Deus enquanto solteiro, a resposta direta é “Vai valer a pena, pois Deus já preparou alguém para você.” É uma espécie de expressão do triunfalismo cristão que assola nossos dias. Deus vai lhe dar tudo que você precisa para atender a toda e qualquer dor que você tiver! Mas a verdade é que a Bíblia não promete isso. A promessa de Deus para aqueles que esperam nEle é… Ele. Esperar em Deus não quer dizer ficar sentado pacientemente esperando alguém chegar. Esperar em Deus significa que a sua esperança está em Deus, e não numa pessoa. Como cristãos, nossa identidade, nosso caráter, todo o nosso ser é definido por Ele. Quando esperamos em Deus, nos entregamos nas mãos dEle afirmando:

Deus, tu somente és a minha força, o meu sustento, a minha esperança. Se isso vier a se concretizar numa pessoa que o Senhor tem para mim, glórias a ti. Se esse não for o seu propósito para mim, glórias a ti. Pois tu somente és a fonte de toda a vida, digno de toda a honra e todo o louvor.

Sim, Deus pode fazer qualquer coisa. Mas isso não quer dizer que Ele o fará. Quando penso na saúde da minha mãe, creio que Ele tem poder para curar, mas a minha fé e esperança não dependem da cura dela. Minha fé tem de estar firmada somente nEle.

Os últimos quatro anos da minha vida foram talvez os mais difíceis que jamais passei. Nesse relativamente curto tempo, perdi duas avós, minha mãe entrou num processo de depressão, descobri que tenho uma doença crônica, me formei da faculdade, entre tantos outros acontecimentos. E nesse tempo aprouve a Deus colocar uma pessoa ao meu lado a quem sou imensamente grato. Essa pessoa me auxiliou e, as vezes literalmente, me manteve de pé quando eu não tinha forças para caminhar sozinho. Hoje não estamos mais juntos, e confesso que ela me faz tremenda falta, pois durante quatro anos aprendi a depender dela para me ajudar a enfrentar algumas das piores lutas pelas quais jamais passei. Meu desafio hoje é aprender a andar com meus próprios pés. E posso lhe afirmar que não tem sido nada fácil. Tenho que diariamente aprender a viver não com a ajuda de pessoas, mas na total dependência do Pai. Não que pessoas não sejam importantes, muito pelo contrário. Afinal, Ele é um Deus pessoal e relacional e nós, feitos à sua imagem e semelhança, o somos também. Mas, cada um de nós tem que buscar a sua própria identidade em Cristo Jesus e tomar para a si o sacrifício da Cruz do Calvário crendo que somente nEle temos nossa esperança de que um dia viveremos em plena e perfeita comunhão com Ele.

“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.” Habacuque 3:17-19

Essa sim é a minha esperança! Independente de qualquer situação na qual me encontro, independente de qualquer circunstância, eu me alegrarei no Deus da minha salvação!

Não, não é fácil viver uma vida solteira. Muito pelo contrário. É uma luta diária, um conflito constante e angustiante. A cada dia acordo e me deparo com uma série de fardos que pesam. Muito. Mas eu tenho que me apegar à Palavra de Deus com todas as minhas forças, pois só Ele tem as palavras da vida eterna capazes de me suprir com a maior alegria que uma pessoa poderia imaginar! Eu tenho a certeza plena de que não importa o que eu passar nesta vida, de que com Ele viverei eternamente. E essa, somente essa, deve ser a minha esperança!

Deus quer você, e Ele não quer te dividir com ninguém. Deus pode lhe dar alguém, mas por melhor que esta pessoa seja, somente Ele pode ser a sua esperança!

Então, para você, meu irmão e irmã que assim como eu vive à espera de encontrar alguém com quem servir a Deus de todo o coração, lhe imploro que não deixe os caminhos do Senhor, pois somente nEle há vida eterna. Inúmeros são aqueles que se desviam dos Seus caminhos por carência, pela necessidade legítima de ter alguém ao seu lado. Mas posso lhe garantir que abraço ou carinho algum pode substituir aquilo que Deus verdadeiramente tem reservado para você.

“Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” Romanos 8:18



Fonte: Blog do Andrew
--------------------