sexta-feira, 16 de março de 2012

Além da fé: igrejas amparam fiéis na saúde

Templos oferecem médicos, nutricionistas e outros serviços

Muito mais do que um local para praticar a fé. É isso que as igrejas têm se tornado com o incremento de ações voltadas pelo bem da saúde de suas comunidades. Independentemente da religião e da crença, hoje é possivel encontrar templos que ofereçam tratamento dentário, nutricionistas, farmácias e até mesmo acolhimento para dependentes químicos.

Esse é o exemplo da Igreja Evangélica Batista de Vitória, que fica em Jardim da Penha. Há dez anos, o templo acolhe dependentes químicos. Eles são levados para uma comunidade terapêutica onde é feito um acompanhamento laboratorial e psiquiátrico de seis meses.

Há ainda as populares farmacinhas, que arrecadam e distribuem gratuitamente medicamentos. Hoje, há exemplos, inclusive, daquelas que oferecem produtos fitoterápicos, feitos por voluntários sob a orientação de especialistas, como é o caso de uma comunidade católica, a Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Vila Velha.

Nos consultórios médicos, presentes em muitas igrejas, há até orientação de nutricionistas, como ocorre na Primeira Igreja Batista de Vitória, no Centro.

Na Praia do Canto, a Igreja Católica, por meio da Paróquia Santa Rita, oferece o serviço de médicos voluntários em ginecologia e em dermatologia. Tudo gratuito, voltado para a comunidade carente. Para o atendimento, basta fazer um cadastro com antecedência.

Gaspar Schlosser, coordenador da Pastoral Social da Paróquia São Francisco de Assis, em Jardim da Penha, Vitória, onde também há atendimentos na área de saúde, diz: "O melhor consultório ainda é o auditório. Não podemos falhar na orientação aos mais carentes".

"Fraternidade e Saúde Pública" é o tema da Campanha da Fraternidade 2012, lançada na Quarta-feira de Cinzas. Durante o período da Quaresma, esse tema será debatido com o objetivo de promover uma ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil.

Há 23 anos, ela doa seu tempo e ajuda a comunidade

Há 23 anos, a dona de casa Ana Maria Grazziotti, 70 anos, gasta voluntariamente quatro horas de seu dia oferecendo medicamentos à comunidade na farmácia montada na Catedral de Vitória, no Centro da Capital.

Ela atende, por dia, a cerca de 50 pessoas que precisam de medicamentos, mas que, em sua maioria, não têm condições para comprá-los. Ana cuida da distribuição e da aquisição dos remédios, doados para qualquer pessoa que tenha receita médica. "Damos um carnê para as pessoas da comunidade, que ajudam com o que podem", diz.

No local, podem ser encontrados 22 medicamentos. "Não olhamos a pessoa. Basta vir com a receita que damos o remédio", afirma a voluntária, que também faz questão de agradecer aos médicos que também fazem doações para a farmácia.

Apenas em 2011, 5.626 pessoas foram atendidas no local; e 8.535 remédios, doados nos 187 dias de funcionamento da farmácia.
Confira alguns serviços

Igreja católica

Multimistura


As comunidades onde há Pastoral da Criança recebem a multimistura, feita de sementes, pó de ovo, farelo da casca do trigo e fibra torrada, para ser doada às crianças com baixo peso.
A distribuição é feita por voluntários

Farmácia fitoterápica

Na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Vila Velha, há uma farmácia de remédios caseiros e fitoterápicos feitos por voluntários sob a orientação de especialistas. Eles são dados ou vendidos a preços simbólicos aos mais pobres. Entre os produtos estão remédios para o fígado, para dor de cabeça e gripe

Dentista

A Paróquia São Francisco de Assis, em Jardim da Penha, Vitória, oferece atendimento em consultório dentário oferecido por especialistas que fazem trabalho voluntário. No local, também há clínicos gerais e psicólogos, além de uma farmacinha com vários medicamentos que são distribuídos. Para ter direito ao benefício basta fazer um cadastro

Ginecologista

A Paróquia Santa Rita, na Praia do Canto, Vitória, oferece o serviço de médicos voluntários em ginecologia e em dermatologia, além de dentistas, clínicos gerais e psicólogos. O local tem uma farmácia que doa o medicamento com a apresentação de receita médica

Farmacinha

A farmácia que funciona há mais de 40 anos na Catedral de Vitória oferece 23 tipos de medicamentos para a comunidade carente

Igreja Batista

Nutricionista

O atendimento feito na Primeira Igreja Batista de Vitória, no Centro, conta com a orientação até mesmo de um nutricionista, além de um psicanalista que faz o acompanhamento periódico. Tudo é aberto à população carente

Desintoxicação

A Igreja Evangélica Batista, que fica em Jardim da Penha, Vitória, oferece acolhimento para usuários de drogas e álcool. Eles são encaminhados para uma comunidade terapêutica em Nova Carapina II e Jacaraípe, na Serra. Após o tratamento, que dura seis meses, o acompanhamento psiquiátrico é feito na própria igreja. O custo depende da condição financeira do interessado – pode chegar a R$ 900 por mês. A igreja também oferece o serviço de médicos, dentistas e enfermeiros, além de distribuição de medicamentos.


Fonte: Gazeta Online
--------------------