terça-feira, 14 de agosto de 2012

Namoro abençoado

O propósito do namoro, como tudo na vida, é a glória de Deus (1Co 10.31). Nele, os enamorados têm a oportunidade de se conhecerem melhor e desenvolverem o amor bíblico, enquanto buscam em Deus discernimento para seguir ou não em frente, rumo ao casamento. Mas é neste período que muitos são conduzidos ao pecado.

Não são poucos os pais que ficam preocupados com as mudanças drásticas de comportamento nos filhos que começaram a namorar. Desatenção. Isolamento.

Desrespeito. Desperdício de dinheiro. Desencanto com os estudos e o trabalho. Apatia espiritual e ausência da igreja. Irresponsabilidade com os horários. Hábitos desaconselháveis. Etc. Em outros casos, são os próprios envolvidos no namoro que, muitas vezes em lágrimas, queixam-se das frustrações e dos aborrecimentos, acusando o namoro de prejudicial para a felicidade e o amadurecimento espiritual. Não deveria ser assim. Mas, por que tanta gente está assim tão decepcionada com o namoro? Namoro não é, necessariamente, uma maldição. Pela graça de Deus, é sim plenamente possível ter-se um namoro sem prejuízo moral, emocional e espiritual. O problema não está no namoro em si, mas, antes, no coração despreparado e carnal da maioria que se propõe a namorar. O namoro pode existir de modo edificante e construtivo, desde que se leve em consideração algumas advertências importantes. Portanto, quando o namoro é abençoado?

Namoro abençoado é aquele que leva em conta o tempo certo de começar (Ec 3.5b). Para que começar a namorar se você sabe que levará muito tempo até que você consiga se casar? Logo, para que se jogar à tentação? Para que se submeter aos problemas que todo relacionamento traz (1Co 7.26, 32-35) se você ainda não tem maturidade para enfrentá-los? Quando um namoro é de Deus, o Senhor não apenas nos traz a pessoa certa, mas também o momento apropriado. Até lá, você fará bem se observar os ensinamentos de Jeremias (Lm 3.27-29) e Davi (Sl 119.9). Lembre-se de que é pela “paciência e pela consolação das Escrituras” que nós obtemos esperança e vitória (Rm 15.4).

Namoro abençoado é aquele que tem um ideal. Quando duas pessoas começam a namorar, isto não significa absolutamente que elas irão se casar. Mas, deve significar, pelo menos, que os dois pensam em se casar dentro de um período razoável de tempo (1Co 7.36). Ficar com uma pessoa com quem não se pensa em casar é pecado (Rm 14.5b, 23; 1Co 7.37-38). Também, para que manter um namoro em que já ficou claro que os dois não conseguem viver de forma edificante e abençoadora (Am 3.3)? Ter um ideal de casamento, atrelado à certeza de que viverão bem pela graça de Deus, é outro elemento indispensável para construir um namoro abençoado.

Estando claro que é tempo de começar a namorar e que a pessoa que você encontrou compartilha do mesmo desejo de construir um casamento para a glória de Deus, o namoro para ser abençoado terá que se apegar a alguns valores inegociáveis: 1- eliminará o comportamento possessivo (Lc 14.33; 1Co 13.4-7); 2- abominará a leviandade (Pv 26.18-19; 1Tm 5.11-12; Jr 2.36); 3- buscará obedecer a disciplina e o limite dos pais (Pv 5.1-12; Hb 12.8-11); 4- manterá comunhão com a igreja local (Hb 10.25; 1Co 7.32-35); 5- fugirá de toda impureza moral (2Tm 2.22; 1Co 7.9; Ez 23.1-48).

Em Provérbios, Agur diz que uma das coisas mais encantadoras na vida é “o caminho do homem com uma moça” (Pv 30.18-19). E é no namoro abençoado que tal vereda começa a ser traçada. Sê tu uma bênção.



Fonte: Igreja Batista Central de Campinas
----------------------------------------