segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Terry Jones, pastor que divulgou filme insultando muçulmanos é impedido de entrar na Alemanha

Pastor Terry Jones envolvido, mais uma vez, em polêmica

A entrada na Alemanha foi proibida ao pastor evangelista norte-americano Terry Jones, convidado por um grupo de extrema-direita para apoiar a divulgação do filme hostil ao Islão na origem de violentas manifestações, indicou hoje o Ministério do Interior.

A vinda de Terry Jones, conhecido por ter queimado o Corão (livro sagrado muçulmano) em abril de 2011, "seria contrária à preservação da ordem pública", explicou um porta-voz do ministério à agência France Prece.

A proibição ocorre depois de um convite feito pelo grupo de extrema-direita "Pro Deutschland", que pretende projetar em Berlim o filme "A Inocência dos Muçulmanos", que retrata o profeta Maomé e que provocou uma vaga de protestos violentos em vários países muçulmanos.

"Pregador do ódio"

O Ministério do Interior precisou que a proibição tinha sido emitida a pedido do ministro dos Negócios Estrangeiros, Guido Westerwelle, como refere o semanário "Der Spiegel".

"Este pregador do ódio (termo geralmente utilizado na Alemanha para designar os religiosos islâmicos radicais) nada tem a fazer na Alemanha", indicou uma fonte próxima do ministro ao jornal alemão.

O ministro do Interior alemão, Hans-Peter Friedrich, também pretende impedir a projeção do filme na Alemanha pelo "Pro Deutschland".

"Tais grupos e organizações só querem provocar os muçulmanos da Alemanha [e] perigosamente deitar achas na fogueira", considerou, prometendo usar "todos os meios legais à [sua] disposição" para os impedir.

Os protestos contra o filme, realizado nos Estados Unidos e considerado insultuoso para o Islão, iniciaram-se na terça-feira na Líbia e no Egito e alastraram a todo o mundo muçulmano, tendo já causado mais de uma dezena de mortos, entre os quais o embaixador norte-americano na Líbia.



Fonte: Expresso Sapo
-------------------