sábado, 2 de março de 2013

Sob o controle do Espírito Santo

“Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito” (Efésios 5:17-18) 

Ouvir a expressão “cheio do espírito” pode ser assustador. Vemos coisas bizarras que acontecem e as pessoas dizem que foi obra do Espírito Santo. Isso inclusive nos faz pensar: se é isso que significa estar cheio do Espírito Santo, então não sei se eu quero estar.

Estar cheio do Espírito Santo não envolve necessariamente uma experiência emocional. Pode envolver, mas não é uma regra. A palavra “encher” usada na bíblia, especificamente em Efésios: 5:18, é uma palavra com muitos significados. Todavia, nenhum deles descreve uma experiência emocional. Uma tradução da palavra “encher” é a da ideia do vento enchendo a vela de um barco. O vento carrega o navio dessa forma. Assim, estar cheio do Espírito significa que Deus enche suas velas, por assim dizer e guia você por toda a sua vida. Você é conduzido pelo Espírito Santo.

Mas, a ideia de estar cheio do Espírito também carrega o significado de ser permeado. Na língua original, a palavra também é utilizada para descrever o sal permeando a carne para dar sabor e para preservar. Deus quer que o Seu Espírito Santo permeie a vida de Seus filhos, permeie o que eles dizem, pensam e fazem.

Estar cheio do Espírito Santo significa que o Espírito de Deus está em cada aspecto de nossas vidas. Ele preenche nossa vida de oração, a nossa vida de adoração e também a nossa vida profissional. Ele influencia a maneira como tratamos os outros. Estar cheio do Espírito Santo é estar sob o Seu controle, pensamento por pensamento, decisão por decisão, ato por ato.



Fonte: Devocionais Diários
------------------------