quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Anúncio "Apocalipse", da GM, cria polêmica com a Ford nos Estados Unidos

Comum nos Estados Unidos, alguns comerciais tentam envolver um concorrente de forma pejorativa e provocam iradas reações. Foi o que aconteceu no intervalo da transmissão de TV da final do Super Bowl, no último domingo, que atraiu 111,3 milhões de espectadores em todo o país, recorde de audiência e faturamento na história da televisão americana.

O anúncio mostrou diversos motoristas do Chevrolet Silverado que sobreviveram ao imaginário apocalipse do século 21. Um deles perguntou: “onde esta Dave”? A resposta de um companheiro foi: Dave não dirigia a picape mais resistente e segura. Dave dirigia um Ford.

Para Mike Levine, porta-voz da Ford, embora a empresa tenha tentado a não veiculação da publicidade, a GM apenas informou que o tema estava ligado às previsões maias de um apocalipse em 2012. Levine não concorda com algumas reivindicações da GM em seu anúncio, especialmente quanto à durabilidade do produto da Ford.

“O importante é que o público norte-americano tem plena consciência das qualidades dos modelos da linha F-Series que ostenta o incrível recorde de ser a mais vendida nos Estados Unidos há 35 anos”, disse Levine. A Ford informou, também, que não haverá ação judicial.

Além de grande orgulho para a Ford, pela preferência dos consumidores americanos, as estatísticas de penetração no mercado mostram que as picapes Ford venderam 70.000 unidades a mais em relação à concorrente, em 2011, o que significa plena confiança nas qualidades do produto Ford.

Essas “brincadeiras comerciais” nos remetem a uma famosa história dos anos 30: A GM fez um slogan que dizia – “vá mais longe com um Chevrolet”. A Ford retrucou dizendo: “vá mais longe e volte, com um Ford”. Mas, aqueles, eram anos românticos e dourados do automóvel.

O evento, em Indianapolis, teve 35 minutos de publicidade nacional, com um breve espaço reservado para anunciantes locais – dentro dos Estados Unidos. Entre as principais marcas que participaram, com “pacotes”, que envolveram algumas outras transmissões esportivas, com valores que chegaram a até 3,5 milhões de dólares por 30 segundos no ar, estavam a Anheuser-Busch InBev, Audi, BestBuy, Cars.com, Coca-Cola, GM, GoDaddy.com, Hyundai, M&Ms, PepsiCo, Toyota e Volkswagen. A transmissão via internet também teve dezenas de patrocinadores.

O campeão da NFL foi a equipe do New York Giants, com direito a show de Madona, no intervalo do jogo final.


Fonte: Ford para todos
--------------------