quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Salmos 89

Cantarei para sempre o amor do Senhor;
com minha boca anunciarei
a tua fidelidade por todas as gerações.
Sei que firme está o teu amor para sempre,
e que firmaste nos céus a tua fidelidade.
Tu disseste: "Fiz aliança com o meu escolhido,
jurei ao meu servo Davi:
Estabelecerei a tua linhagem para sempre
e firmarei o teu trono por todas as gerações".
Os céus louvam as tuas maravilhas, Senhor,
e a tua fidelidade na assembléia dos santos.
Pois, quem nos céus poderá comparar-se ao Senhor?
Quem dentre os seres celestiais assemelha-se ao Senhor?
Na assembléia dos santos Deus é temível,
mais do que todos os que o rodeiam.
Ó Senhor, Deus dos Exércitos, quem é semelhante a ti?
És poderoso, Senhor, envolto em tua fidelidade.
Tu dominas o revolto mar;
quando se agigantam as suas ondas, tu as acalmas.
Esmagaste e mataste o Monstro dos Mares;
com teu braço forte dispersaste os teus inimigos.
Os céus são teus, e tua também é a terra;
fundaste o mundo e tudo o que nele existe.
Tu criaste o Norte e o Sul; o Tabor
e o Hermom cantam de alegria pelo teu nome.
O teu braço é poderoso; a tua mão é forte,
exaltada é tua mão direita.
A retidão e a justiça são os alicerces do teu trono;
o amor e a fidelidade vão à tua frente.
Como é feliz o povo que aprendeu a aclamar-te, Senhor,
e que anda na luz da tua presença!
Sem cessar exultam no teu nome,
e alegram-se na tua retidão,
pois tu és a nossa glória e a nossa força,
e pelo teu favor exaltas a nossa força.
Sim, Senhor, tu és o nosso escudo,
ó Santo de Israel, tu és o nosso rei.
Numa visão falaste um dia, e aos teus fiéis disseste:
"Cobri de forças um guerreiro,
exaltei um homem escolhido dentre o povo.
Encontrei o meu servo Davi;
ungi-o com o meu óleo sagrado.
A minha mão o susterá,
e o meu braço o fará forte.
Nenhum inimigo o sujeitará a tributos;
nenhum injusto o oprimirá.
Esmagarei diante dele os seus adversários
e destruirei os seus inimigos.
A minha fidelidade e o meu amor o acompanharão,
e pelo meu nome aumentará o seu poder.
A sua mão dominará até o mar,
e a sua mão direita, até os rios.
Ele me dirá: ‘Tu és o meu Pai, o meu Deus,
a Rocha que me salva’.
Também o nomearei meu primogênito,
o mais exaltado dos reis da terra.
Manterei o meu amor por ele para sempre,
e a minha aliança com ele jamais se quebrará.
Firmarei a sua linhagem para sempre,
o seu trono durará enquanto existirem céus.
Se os seus filhos abandonarem a minha lei
e não seguirem as minhas ordenanças,
se violarem os meus decretos
e deixarem de obedecer aos meus mandamentos,
com a vara castigarei o seu pecado,
e a sua iniqüidade com açoites;
mas não afastarei dele o meu amor;
jamais desistirei da minha fidelidade.
Não violarei a minha aliança
nem modificarei as promessas dos meus lábios.
De uma vez para sempre jurei pela minha santidade,
e não mentirei a Davi,
que a sua linhagem permanecerá para sempre,
e o seu trono durará como o sol;
e será estabelecido para sempre
como a lua, a fiel testemunha no céu".
Mas tu o rejeitaste, recusaste-o
e te enfureceste com o teu ungido.
Revogaste a aliança com o teu servo
e desonraste a sua coroa, lançando-a ao chão.
Derrubaste todos os seus muros
e reduziste a ruínas as suas fortalezas.
Todos os que passam o saqueiam;
tornou-se motivo de zombaria para os seus vizinhos.
Tu exaltaste a mão direita dos seus adversários
e encheste de alegria todos os seus inimigos.
Tiraste o fio da sua espada e não o apoiaste na batalha.
Deste fim ao seu esplendor e atiraste ao chão o seu trono.
Encurtaste os dias da sua juventude;
com um manto de vergonha o cobriste.
Até quando, Senhor? Para sempre te esconderás?
Até quando a tua ira queimará como fogo?
Lembra-te de como é passageira a minha vida.
Terás criado em vão todos os homens?
Que homem pode viver e não ver a morte,
ou livrar-se do poder da sepultura?
Ó Senhor, onde está o teu antigo amor,
que com fidelidade juraste a Davi?
Lembra-te, Senhor, das afrontas
que o teu servo tem sofrido,
das zombarias que no íntimo
tenho que suportar de todos os povos,
das zombarias dos teus inimigos, Senhor,
com que afrontam a cada passo o teu ungido.
Bendito seja o Senhor para sempre!
Amém e amém.


------------------------