quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Os dez propósitos do jejum

A coisa mais importante do jejum é o propósito que nos move a fazê-lo. Um jejum sem um propósito é como vaguear num túnel escuro. Nesta pastoral quero apresentar sucintamente 10 propósitos bíblicos do jejum.

1. Estar com Deus (Dt. 5:31) - "Fica-te aqui comigo!" Deus convocou Moisés para um tempo de reclusão em Sua presença. Eis o primeiro alvo: Mergulhar de um modo mais profundo na presença de Deus.

2. Receber a Palavra (Dt. 5:31;9:9-10) - Para falarmos aos homens sobre Deus, teremos que dEle ouvir. O jejum é um meio eficaz de encher-se de toda a instrução da boca de Deus.

3. Interceder por Vidas (Dt. 9:18-29) - Aqueles que uma vez provam a intimidade com Deus, serão dominados pelo mesmo amor e compaixão pelos perdidos. Moisés provou a dimensão da intimidade com o Pai e entrou em pânico diante da possibilidade de que seu povo perdesse a bênção, prometida, e se volta para pleitear a suspensão da sentença.

4. Renovação da Aliança (Dt. 10:1-2) - A nossa sintonia com Deus sempre nos levará a captar Seus chamados para o jejum, movidos pelos mesmos propósitos que moveram o coração de Deus em Seu chamado a cada um de nós.

5. Enfrentar Satanás e suas tentações (Mt. 4:1; Mc 9:29) - O jejum de 40 dias que Jesus realizou revela o método mais efetivo de enfrentar Satanás e suas tentações. Aqui está um propósito que deveria ser escrito em letras de fogo dentro de nós. Não se consegue vencer Satanás e seus demônios, de estômagos empanturrados, entregues à glutonaria.

6. Para receber poder (At. 1:14) - Ao fim de 10 dias nessa atmosfera de oração, o poder de Deus veio sobre eles, foram abrasados pelo Espírito Santo e se tornaram ministros que abalaram os fundamentos de todo o Império Romano, pela proclamação poderosa, acompanhada de sinais. Suas vidas tímidas, vacilantes e medrosas, foram radical e permanentemente mudadas. Quem descobre esse valor jamais se contentará com uma vida cristã medíocre e sem poder.

7. Para humilhar-se (Sl. 69:10) - Atrás de muitos conflitos na igreja, de muitos choques de temperamentos, muita divisão e disputa, jaz o insidioso espírito de orgulho do coração humano que pode ser enfraquecido no jejum. (Ler Ed. 8:21)

8. Para ser ouvido por Deus (Ed. 8:23) - O jejum é destinado a levar nossas orações a alçar vôo ao Trono da Graça. Tem o propósito de levar o suplicante a entrar em verdadeira audiência com o Senhor. Os céus se inclinam para ouvir alguém que busca a Deus em jejum.

9. Buscar cura (3 Jo. 2) - O jejum nos desliga do mundo e nos aproxima de Deus, o que inevitavelmente aumentará a nossa fé necessária à apropriação da cura. Além disso, o jejum bem feito também tem poder curador, ao purificar o organismo dos venenos tóxicos e ajudar as defesas orgânicas.

10. Ministrar ao Senhor (Sl. 116:1) - Não devemos esperar uma crise. Às vezes seremos chamados a simplesmente ministrar ao Senhor, conhecê-lo, fortalecermos, crescer em nossa intimidade com Ele, aprofundarmo-nos na Sua Palavra. Atender um convite do Pai traz sempre resultados gloriosos.


Fonte: Pr. Ricardo César em Igreja Batista do Tirol
---------------------------------------------------