quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A Bíblia contém erros ou contradições?

Se você ler a Bíblia, aceitando-a sem questionamentos, livre de idéias pré-concebidas para encontrar erros, você encontrará um livro coerente, consistente e relativamente fácil de entender. Sim, há passagens difíceis. Sim, há versos que parecem se contradizer. Devemos nos lembrar que a Bíblia foi escrita por aproximadamente 40 autores diferentes por um período de aproximadamente 1500 anos. Cada escritor escreveu com um estilo diferente, com uma perspectiva diferente, para um público diferente, com um propósito diferente. Devemos esperar algumas diferenças! Entretanto, uma diferença não é uma contradição. Somente é um erro se não houver maneira concebível na qual os versos ou passagens possam ser reconciliados. Mesmo que não haja uma resposta disponível agora, isto não significa que uma resposta não exista.

Muitos encontraram supostos erros na Bíblia em relação à história ou geografia, mas logo descobrem que a Bíblia estava certa, depois que são descobertas mais evidências arqueológicas.

No nosso site da internet em Inglês, freqüentemente recebemos perguntas com o seguinte: “Explique como estes versos não se contradizem!” ou “Olhe, aqui tem um erro na Bíblia!” Admitimos: algumas das coisas que nos perguntam são difíceis de responder. Entretanto, é nossa afirmação que há sim respostas viáveis e intelectualmente plausíveis para cada suposta contradição e erro na Bíblia. Há livros e sites da internet disponíveis que listam “todos os erros da Bíblia.”

A maioria das pessoas simplesmente se abastece de munição nesses lugares: não acham os erros sozinhos. Também há livros e sites da internet disponíveis que refutam cada um desses erros. A coisa mais triste é que a maioria das pessoas que ataca a Bíblia não está realmente interessada na resposta, mas tudo o que querem é atacar. Muitos desses que “atacam” a Bíblia até já sabem as respostas, mas continuam a usar os mesmos velhos ataques mais e mais.

Então, o que você faz quando alguém chega até você dizendo que existe um erro na Bíblia?

Em oração, estude as Escrituras e veja se há uma solução simples.

Pesquise usando um bom comentário da Bíblia, livros que “defendam” a Bíblia, e sites da internet de pesquisa bíblica.

Pergunte a seus pastores ou líderes da igreja e veja se eles têm a solução.

Se mesmo assim não houver uma resposta clara, depois, confie em Deus que Sua Palavra é verdadeira e que há uma solução que simplesmente não foi ainda percebida (II Timóteo 2:15; 3:16-17).


Fonte: Got Questions
--------------------